Inclusão: Mickey fala com menino surdo usando língua dos sinais

27/06/2017 às 11:19.

Oferecer às crianças com deficiência ou limitações específicas uma experiência verdadeiramente inclusiva vai muito além de levá-las a locais com acessibilidade. É nas sutilezas que os pequenos se sentem acolhidos e percebidos em suas diferenças.

Foi o que uma família norte-americana de Kissimmee percebeu no último mês de maio, enquanto visitava o parque da Disney na Flórida. A mãe Bethany Rodgers almoçava com o filho no restaurante Hollywood e Vine, que funciona dentro do espaço, quando foi surpreendida pela visita do personagem Mickey Mouse para cumprimentar o pequeno. Sem sucesso em sua interação, o personagem estava quase se afastando da mesa para saudar a próxima criança quando percebeu que o menino era surdo.

Foi então que ele resolveu voltar e se comunicar com o pequeno na língua dos sinais. A interação rendeu ao menino muita empolgação e alegria, ao ver que Mickey também sabia falar a sua língua. Ele sacode os braços, sorri e dá as mãos para o novo amigo. “Foi um momento mágico e precioso para o meu filho”, disse a mãe, que filmou toda a cena.

No vídeo, o personagem diz ao menino “Mickey Mouse te ama”, tocando sua cabeça, cruzando os braços sobre o peito e apontando para o coração do menino. Ele também pergunta “Você está comendo?” enquanto imita o pequeno comendo e indica o prato de comida. Pequenos gestos que simbolizam o interesse pela inclusão e por estabelecer um vínculo realmente empático com a criança. Assista:

Via:catraquinha.catracalivre.com.br