Hospital no Maranhão faz sessões de cinema para ajudar pacientes com câncer

18/01/2019 às 22:35. Comente esta notícia!

Só quem passa ou já passou por um tratamento de câncer , sabe como é difícil. Mas cada vez mais, os hospitais buscam alternativas para tornar esse momento menos ‘pesado’ e, inclusive, melhorando as chances de resposta ao tratamento dos pacientes.

É o que fez a equipe de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão. Eles criaram o “Cinema nas Enfermarias”, uma espécie de cinema no local que exibe filmes que contribuam positivamente com os tratamentos, além de fazer com que os pacientes saiam da rotina.

 

Foto: Divulgação / RPA.

 

“O projeto tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado, voltado para, de alguma maneira, melhorar o bem estar de nossos pacientes e acompanhantes”, contou Leilian Carneiro, coordenadora de Terapia Ocupacional do hospital.

É feita uma pré-avaliação do conteúdo do filme, para se certificarem que a mensagem final e cenas vão contribuir com a recuperação e bem-estar dos pacientes.

Hoje, são 108 enfermarias no hospital e, inicialmente, as sessões eram a cada 15 dias, mas foi tão bom o resultado que agora passaram a ser semanais.

“Ficamos surpresas com as reações. Havia pessoas que estavam resistentes e não queriam assistir aos filmes. Depois que viram a primeira vez, há um envolvimento geral e todos têm sugerido filmes e perguntado quando será a vez da sua enfermaria.”, finalizou Leilian.

 

Fonte: Razões para Acreditar.