Ao Vivo

Hospital de Clínicas vai ter centro exclusivo pra tratamento de sequelas da covid-19

23/04/2021 às 08:02.

Foto: Albari Rosa / arquivo Gazeta do Povo.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), em Curitiba, vai montar um centro exclusivo para tratamento de sequelas da Covid-19.

O centro vai atuar em três frentes. A primeira é o  atendimento de sequelas da própria Covid-19 no organismo, como problemas cardíacos, neurológicos, perda de olfato e paladar, entre outros impactos. A segunda é são as sequelas do tratamento hospitalar, como perda de massa muscular de pacientes que foram internados na UTI. A terceira frente é o tratamento de sequelas psicológicas, como choques pós-traumático e depressão.

O HC já faz esses atendimentos pós-Covid-19, mas de forma descentralizada nas alas de cada especialidade, como cardiologia, neurologia, pneumologia, entre outras. O plano agora é levar todos esses atendimentos para um único lugar, um imóvel próximo do hospital que será alugado e adaptado com recursos arrecadados pelo grupo Amigos do HC. A entidade já tem R$ 500 mil em caixa e espera arrecadar mais R$ 500 mil. A previsão é de que o centro tenha cinco consultórios.

Via: Tribuna Do Paraná