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HIIT: você já está fazendo este treino há muito tempo e não sabe!

30/01/2018 às 09:16.

Personal trainer Cau Saad explica que o estímulo não é novidade, mas o seu “buzz” tem (uma boa!) explicação

O treino funcional de Cau Saad conta com HIIT (Foto: Instagram/Reprodução)

De repente, todas as academias oferecem uma opção de treino com HIIT. O High Intensity Interval Training, estímulo de curta duração que preza a alta intensidade, foi incorporado a aulas de bike, dança, funcional, corrida… Mas a verdade é que a técnica já existe faz tempo — e a gente tem certeza que você já fez! A personal trainer Cau Saad explica o motivo de o exercício ter virado a mania da vez.

Tudo começou com o japonês Izumi Tabata, da Ritsumeikan Gradutate School of Sport and Healt Science (Escola de Graduação do esporte e ciência da Saúde Ritsumeikan) e criador do método Tabata, que fez estudos profundos relacionados aos efeitos dos exercícios de alta intensidade lá nos anos 1990. Ele conseguiu provar que a potência é tão importante quanto o volume de treinamento. As pesquisas de Tabata foram um marco na história da atividade física e serviram de base para o HIIT.

O HIIT também aparece em treinos de bike indoor (Foto: Instagram/Reprodução)

Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! “O HIIT é usado por praticantes de exercícios há muitos anos. Corrida, circuitos, ciclismo e aulas que envolvem atividade aeróbica utilizam a alta intensidade desde sempre”, explica Cau Saad. “A técnica ajuda a aumentar o condicionamento físico e faz parte da rotina de quem pratica esporte frequentemente.”

A personal conta que, por ser um treinamento de curta duração e intensidade elevada, leva a um desgaste muscular muito grande, fazendo com que o metabolismo continue muito acelerado mesmo após o término. “Isso porque o corpo precisa se recuperar, gerando assim uma taxa de energia e oxigenação muito maior do que a normal, promovendo um alto gasto calórico. Esse processo recebe o nome de EPOC (excess post-exercise oxygen consumption, que significa consumo de oxigénio pós-exercício).”

Bruna Cardoso, blogueira fitness e fã de atividade aeróbica (Foto: Instagram/Reprodução)

Então vamos lá: além de poder ser inserido facilmente em qualquer atividade, o treino tem benefícios como diminuição de gordura corporal, grande queima de caloria, aumento de massa magra e melhora na capacidade cardiovascular e respiratória. “Os profissionais foram descobrindo formas diferentes de inserir o HIIT em atividades convencionais e melhorar a performance dos alunos”, diz Cau. Bom demais, hein?

Antes de correr para qualquer treino de alta intensidade, tome cuidado e nunca esqueça de realizar exames e praticar exercícios com profissionais capacitados para te orientar! Os treinos de alta intensidade necessitam de ainda mais atenção.

Via: Revista Glamour