Há 3 jeitos eficientes de acabar com bolinhas vermelhas que surgem no braço e bumbum

25/10/2019 às 14:34.

Pequenas bolinhas que surgem na pele, principalmente nas regiões das coxas, bumbum e parte traseira do antebraço, muitas vezes podem ser confundidas com alergias, mas, na verdade, podem ser causadas por uma queratose pilar.

De acordo com o dermatologista Domimberg Ferreira, da Clínica Megamed, as bolinhas são caracterizadas pela formação de caroços de queratina nos folículos que produzem pelos. Aspereza, vermelhidão e ressecamento da pele, além de coceira, podem acompanhar o quadro.

Como tratar bolinhas no braço e bumbum

foliculite pele vermelha 1116 1400x800
AleksandarGeorgiev/istock

O distúrbio, também chamado de ceratose pila, não tem cura, mas pode ser controlado pelo tratamento adequado. Conheça 3 maneiras de acabar com as bolinhas no braço, coxas e bumbum:

1. As bolinhas na pele podem ser eliminadas com uso de produtos que desobstruem a saída do pelo e hidratantes, especialmente os feitos à base de ureia, ácido lático e alfa hidroxiácidos. Em casos mais graves pode ser indicada a utilização de produtos com ácidos.

2. A condição também pode ser evitada com aplicações de esfoliações leves, mas apenas sob orientação de um dermatologista. Esfoliar demais as regiões pode machucar a pele.

3. Por fim, é recomendável evitar o uso de roupas muito justas e apertadas, pois o atrito das peças com a pele pode agravar a condição.

queratose pilar braco 0917 1400x800
lavizzara/Shutterstock

A ceratose pilar é mais comum em mulheres e costuma surgir na adolescência, podendo melhorar com o passar dos anos ou perdurar para o resto da vida.

Ainda segundo o especialista, o surgimento de bolinhas na pele pode ser fruto de predisposição genética que faz a pele produzir queratina em excesso. Ela também pode estar relacionada a quadros de dermatite atópica, rinite ou asma.

O problema tende a se intensificar na gravidez e também nos climas frios, quando é comum o uso de roupas mais justas e abafadas que colaboram para a obstrução pilar.

Via: Vix