Ao Vivo

Greve parcial de motorista e cobradores para 17 linhas de ônibus de São José dos Pinhais

14/04/2021 às 08:13.

Reprodução / Facebook São José Alerta

Uma greve de parte dos trabalhadores do transporte coletivo de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, pegou muita gente de surpresa na manhã desta terça-feira (13). A paralisação atingiu a circulação dos ônibus operados pela Sanjotur – 38 veículos, em 17 linhas que atendem, em geral, bairros mais distantes do Centro de SJP.

Os trabalhadores reclamam o não pagamento e redução de salários. Pela manhã, segundo a RPC, muita gente ficou “perdida” nos terminais da cidade. A greve não atinge linhas que fazem a ligação entre São José dos Pinhais e Curitiba.

A informação apurada pela reportagem aponta que a Prefeitura de São José dos Pinhais fez um chamamento para motoristas de ônibus e Vans escolares, e demais profissionais que fazem transporte por demanda – inclusive motoristas de aplicativos – para atender à demanda.

O problema é que não ficou clara a política de preços a serem cobrados. Um dos ônibus chegou e o motorista anunciou o preço de R$ 10 para levar os passageiros até o bairro de São Marcos. Após irritação dos passageiros, que se negaram a pagar o valor proposto, o preço final ficou em R$ 5,00. Ainda assim, muita gente ficou insatisfeita.

Chamamento público

A Prefeitura de São José dos Pinhais, para tentar evitar maiores prejuízos pela greve, disponibiliza um chamamento público emergencial para veículos escolares, vans, operadores de fretamento e veículos de aplicativos/particulares. Os interessados terão seus veículos passarão por uma vistoria, em que deverão ser apresentados a seguinte documentação.

– CRLV (2020)
– Cinto de segurança
– Sistema de iluminação (luz de freio/pisca, baixa)
– Pneus em condição de uso

A vistoria acontece no Ginásio de Esportes Max Rosenmann (Avenida Rui Barbosa, 4997 – Estacionamento fundos). As linhas que terão o reforço das vans e ônibus do chamamento são Colônia Rio Grande, Jardim Itália, São Marcos/Jardim Carmem, Contenda e Campo Largo/Audi. Mais informações pelos telefones 3381-6826/3381-5919.

Via: Tribuna Do Paraná