Ao Vivo

Grávida com covid-19 dá à luz em cesárea de emergência no Hospital das Clínicas

15/04/2020 às 08:29.

A cesárea foi realizada no leito de UTI, na ala reservada para pacientes com coronavírus. “Foi um ato heroico de nossa equipe. Mostra que o planejamento é fundamental. Mas que a coragem e a capacidade para decidir em momentos extremos fazem toda a diferença”, diz diretora clínica

Cesárea de emergência realizada no HC (Foto: Divulgação HC)

Uma grávida de 28 anos foi internada em estado grave com covid-19, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), na noite de domingo (12) e deu à luz durante uma cesariana de emergência na madrugada desta segunda-feira (13). A mãe chegou ao hospital em estado gravíssimo e a equipe médica tomou a decisão de realizar o parto.

A mãe testou positivo para a covid-19 e segue em estado grave, respirando por ventilador na UTI. Já a recém-nascida, uma menina que nasceu com 31 semanas de gestação, está evoluindo bem na UTI neonatal.

De acordo com o médico coordenador da UTI, Bruno Besen, com a pediatra Glenda Beozzo e a obstetra Renata Lopes, diante da gravidade do caso, não havia nem mesmo a possibilidade de transferir a mãe para realizar o procedimento no centro obstétrico.

Sendo assim, após estabilização inicial do quadro clínico da mãe, a equipe médica da UTI, obstetrícia e neonatologia decidiu realizar o parto no próprio leito da UTI.

“Foi um ato heroico de nossa equipe. Mostra que o planejamento é fundamental. Mas que a coragem e a capacidade para decidir em momentos extremos fazem toda a diferença”, afirma a Diretora Clínica do HCFMUSP, Eloisa Bonfá.

Após o parto, foi feito o exame e o bebê não está com covid-19.

Via: Revista Crescer