Ao Vivo

Governo dos EUA investiga doença misteriosa ligada ao uso de cigarro eletrônico

21/08/2019 às 10:27.

O Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC, na sigla em inglês), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, está investigando diversos casos de uma doença pulmonar misteriosa. Tudo indica que a enfermidade esteja ligada ao uso de cigarros eletrônicos.

Doença ligada ao cigarro eletrônico: e que se sabe

Foram reportados 94 casos em 14 estados do dia 28 de junho a 15 de agosto, sendo que adolescentes e jovens adultos são os principais afetados.

cigarro eletronico vapor 0819 1400x800
SVETOV DMITRII/shutterstock

De acordo com a organização, a doença não parece ser infecciosa, mas ainda são necessárias mais informações para concluir que ela realmente está relacionada aos cigarros eletrônicos.

Sintomas causados pelo cigarro eletrônico

O CDC disse que os pacientes perdem peso, tossem e sentem falta de ar, fadiga e dores no peito — alguns também apresentam febre, náuseas e diarreia.

Segundo o Centro, os sintomas pioram ao longo dos dias, sendo que a respiração pode ficar tão comprometida a ponto de ser necessária ventilação mecânica.

cigarro eletronico vape 0819 1400x800
hurricanehank/shutterstock

Todas essas pessoas citaram a prática recente do “vaping”, como também é conhecido o uso de cigarros eletrônicos.

Cigarro eletrônico é seguro?

Apesar de ser proibido no Brasil, justamente por não se saber ao certo quais prejuízos pode trazer, não é difícil ver por aí alguém usando um cigarro eletrônico. O aparelho, muitas vezes, é vendido como uma alternativa mais saudável ao cigarro tradicional.

cigarro eletronico fumaca 0819 1400x800
zef art/shutterstock

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), lançou um relatório em que afirma que ainda existem muitas dúvidas em relação à segurança dos dispositivos. Não se sabe, por exemplo, qual o efeito em longo prazo das substâncias presentes no vapor.

Uma outra questão que paira no ar, de acordo com o texto, é sobre as consequências à saúde causadas pelos metais pesados presentes nos cigarros eletrônicos. Essas substâncias são provenientes do processo de soldagem, necessário para a fabricação do equipamento.

Via: Vix