Governo do Paraná oferece cursos técnicos gratuitos

19/11/2018 às 10:08. Comente esta notícia!

Etão abertas até hoje as inscrições para os 54 cursos técnicos e o Curso de Formação de Docentes da Secretaria da Educação do Paraná. São 26,8 mil vagas disponíveis em 183 municípios. Os cursos são totalmente gratuitos e as aulas começam em 14 de fevereiro de 2019.

Os interessados devem procurar as instituições de ensino que ofertam os cursos, levando original e cópia do RG, CPF e histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino ou de aluno em curso, Declaração de Vacinação para alunos menores de 18 anos, além de comprovante de renda familiar e, no caso de bolsistas da rede particular, uma declaração emitida pela instituição de ensino.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira, alguns cursos, como o técnico em administração e o técnico em informática, possuem um mercado de trabalho amplo, com vagas em várias regiões do Estado, e perspectiva de crescimento. “Mas também temos uma oferta variada de cursos profissionalizantes voltados para a realidade econômica de localidades específicas”, explica.

Os cursos técnicos são ofertados em duas modalidades: integrados, combinando disciplinas técnicas e disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc) ao longo de quatro anos, e disponíveis para alunos que concluíram somente o ensino fundamental; e subsequentes, em que estudantes que já concluíram o ensino médio podem cursar apenas as disciplinas técnicas, com duração de um a dois anos, de acordo com o curso.

O curso de Formação de Docentes, antigamente conhecido como Magistério, é um curso profissionalizante que forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Com duração de quatro anos, é integrado ao ensino médio e está disponível para quem concluiu somente o ensino fundamental.

Atualmente estão matriculados 25.615 estudantes nos cursos técnicos integrados, 28.459 nos cursos técnicos subsequentes e 16.278 no Curso de Formação de Docentes, somando mais de 70 mil pessoas cursando a educação profissionalizante na rede estadual do Paraná.

Encceja

Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Ensino Médio que obtiveram nota mínima nas quatro áreas de conhecimento e na redação podem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes, apresentando Boletim de Desempenho impresso, além dos demais documentos normalmente exigidos.

Quem fez o Encceja apenas nas áreas que precisava para concluir o Ensino Médio também pode fazer a inscrição, mas deve apresentar documentação que comprove a conclusão das demais disciplinas, como resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, declaração de proficiência em edições anteriores do Encceja ou dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, ou resultados da Educação de Jovens e Adultos cursada regularmente.

Os resultados do Encceja 2018 para o Ensino Médio foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação, na segunda-feira passada.