Governo autoriza pagamento no cartão de multas e outras dívidas com o Detran-PR

06/11/2018 às 08:26. Comente esta notícia!

O governo estadual autorizou nesta segunda-feira (5) o pagamento de multas e outras dívidas com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) por meio dos cartões de débito e crédito.

A medida começará a ser implantada na próxima semana e deverá estar em funcionamento em todo o estado até o fim de 2018, de acordo com o governo.

O parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes em negociação direta do devedor com as operadoras de cartões.

Será possível fazer o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e do licenciamento de veículos também.

As empresas, por sua vez, ficam responsáveis pela quitação da dívida, à vista, junto ao Detran-PR. A iniciativa atende uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e uma a portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O diretor-geral do Detran-PR, Marcello Panizzi, informou que só em 2018 foram calculados mais de R$ 300 milhões em débitos com o órgão. “Pretendemos recuperar cerca de 60% desses valores aos cofres públicos”, afirma.

Como vai funcionar

Luiz Claudio Sacramento, vice-presidente da PinPag, empresa credenciada a coordenar a implantação do sistema no Paraná, explica que a negociação das dívidas poderá ser feita presencialmente com as empresas de cartões em postos de atendimento do Detran-PR.

“O usuário terá a opção de parcelar suas dívidas de duas até 12 vezes, dependendo do valor do débito. Serão aceitas as principais bandeiras como Visa, Master, Elo, Diners e Amex. A intenção é implantar o sistema gradualmente em todo o estado”, diz.

O atendimento começa na semana que vem nas sedes do Detran-PR, em Curitiba, no Tarumã, no Centro e no Hauer. Nos próximos 30 dias, cerca de 15 Ciretrans no Paraná terão acesso ao serviço e, a até o final do ano, serão 27 pontos em todo o estado, afirma Sacramento.