Ao Vivo

Google Street View coloca você dentro da Estação Espacial

25/07/2017 às 13:56.

O Google Maps permite explorar o interior da Estação Espacial Internacional – e enxergar a Terra do mesmo ângulo dos astronautas.

(Google/Reprodução)

Quem nunca usou o Google Street View para olhar a fachada da própria casa, visitar um lugar distante ou até rever pessoas queridas? A ferramenta do Google Maps agora também permite bisbilhotar cenários de outro mundo – literalmente.

A novidade, divulgada pela Nasa, é que Estação Espacial Internacional, a ISS, agora faz parte do Google Maps e pode ser explorada pelo Google Street View. Lá dentro, meia dúzia de astronautas de países parceiros orbita o planeta, fazendo a manutenção dos equipamentos e servindo como experimento vivo para novas descobertas sobre o efeito do espaço no corpo humano.

Agora, qualquer pessoa aqui da Terra tem a chance de explorar a ISS por dentro. Mais do que um Street View normal, se trata quase de um museu virtual, com imagnes em 360º e botões clicáveis que levam de um cômodo para outro, além de revelar detalhes sobre cada local: o setor de higiene, o de exercício físico e, certamente o mais incrível, a Cupola. Este último módulo, que serve para o monitoramento de operações externas na ISS, permite uma visão incrível da Terra, com seis janelas laterais e uma grande escotilha circular. A vista é grandiosa, mas o lugar é apertado, comportando apenas dois astronautas de cada vez.

Um dos desafios de fotografar a estação foi exatamente o fato de os ambientes serem apertados e frequentemente ocupados pelos astronautas, que trabalham doze horas por dia (sem esquecer, é claro, de tudo isso rolar em gravidade zero). A captura das imagens foi feita por Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia, que passou o primeiro semestre de 2017 na ISS em parceria com o Google para criar o especial do Street View.

É claro que o Street View é associado ao Google Maps, então foi preciso escolher uma localização dentro da Terra para que ele pudesse ser acessado (infelizmente, o Google ainda não traçou um mapa em 2D do espaço próximo à Terra). O local escolhido foi a Nasa – que, inclusive, possui outros Street Views interessantes, como visões internas de museus e prédios de pesquisa como o Johson Space Center.

Via: Super Interessante