Ao Vivo

Gêmeas de seis semanas morrem depois de compartilhar cama com a mãe

06/12/2019 às 10:02.
Violet e Indiana (Foto: Arquivo pessoal)

As gêmeas Violet e Indiana, de 6 semanas, foram encontradas inconscientes pela mãe debaixo de lençóis na cama que as três compartilhavam na manhã da última quarta (27). Logo em seguida, a mulher e o marido ligaram para os paramédicos que chegaram à casa da família em Brisbane, na Austrália, por volta das 5 da manhã e realizaram os primeiros socorros.

Uma das meninas não pode ser reanimada, mas sua irmã foi levada ainda com vida a um hospital infantil, onde faleceu 36 horas depois. Em entrevista ao Daily Mail Austrália, vizinhos afirmam que acordaram ou ouvir “gritos desesperados” do pai das crianças. Já a polícia divulgou um relatório na quarta afirmando que a situação em que as meninas foram encontradas não era suspeita, mas que aguarda a autópsia para confirma a causa da morte.

O avô das crianças disse ao site australiano que os pais das gêmeas estão passando por um “inferno em vida”. “Eles estão enfrentando o pior pesadelo de qualquer pai ou mãe… E ainda precisam explicar para seus outros dois filhos o que aconteceu”, disse.

Amigos do casal criaram uma vaquinha na internet para custear o funeral das meninas. “Perdemos Violet e Indiana tragicamente esta semana em Brisbane. Elas deixam para trás uma irmã mais velha, um irmão mais velho e dois pais de coração partido”, escreveu o organizador da vaquinha, Kieran Garratt. ‘Esses anjos nos agraciaram por apenas seis lindas semanas, mas deixaram um buraco desde a sua morte. É difícil ver como seus amados pais poderão sorrir novamente …”.

Cuidados com o bebê na hora de dormir

Apesar de haver um debate sobre a cama compartilhada, e alguns estudiosos defenderem a prática por favorecer o vínculo e a amamentação, a Sociedade Brasileira de Pediatria contraindica esse hábito e reforça que ele aumenta em cinco vezes o risco de morte súbita, de acordo com pesquisas.

Na hora de dormir, o melhor é evitar edredons, cobertores e travesseiros grandes perto do bebê. Utilize apenas uma manta leve – sem cobrir a criança acima do tórax. Nos dias frios, opte por vestir pijamas mais quentes. Bichos de pelúcia, almofadas e quaisquer objetos também são contraindicados.

Quanto à melhor posição para o sono do pequeno, o indicado é que o bebê seja colocado de barriga para cima – o que reduz a ocorrência de morte súbita.

Via: Revista Crescer