Ao Vivo

Gás de cozinha fica 5,9% mais caro. Veja as dicas para fazer o botijão durar mais

15/06/2021 às 06:24.

Começa a valer a partir desta segunda-feira (14) o aumento de 5,9% no valor do gás de cozinha nas distribuidoras. A alta foi anunciada na última semana pela Petrobrás. O novo preço é de R$ 3,40 por kg nas distribuidoras. O botijão 13 kg passa a custar R$ 44,20 nas refinarias.

Segundo a Petrobrás, o reajuste segue o equilíbrio do mercado internacional e acompanha as variações de valor dos produtos e da taxa de câmbio, que tem oscilado para baixo e para cima. Cozinhar tem ficado cada vez mais caro – principalmente com o aumento dos preços dos alimentos e agora também com o aumento do preço do gás.

Dicas para economizar gás de cozinha em casa

Pensando em ajudar as famílias a economizarem gás, Wosley Pereira, CEO da empresa GásLog, passou algumas boas dicas para que o botijão dure um pouco mais, dando um alívio no orçamento.

1- Cuidados com fogão

Limpar e certificar-se que as bocas de seu fogão estão desobstruídas é essencial para ter uma boa chama e economizar gás. Além disso, é importante checar se seu fogão não está localizado em um local com corrente de ar. O vento atrapalha a chama e também tende a demorar mais para finalizar sua receita.

2 – Cozinhe de forma inteligente

Ainda envolvendo o fogão, outras dicas ajudam a economizar gás. São elas: cozinhe na panela de pressão; corte alimentos em pequenos pedaços para acelerar o cozimento, cozinhe com a panela tampada – evitando assim perda de calor e evite abrir o forno muitas vezes quando for assar algum alimento.

3- Atenção aos banhos longos

É comum que os banhos fiquem mais longos com a chegada do frio. Nesta época, ter uma boa ducha, que cubra grande parte do seu corpo, faz com que o tempo no chuveiro se torne menor. Além disso, se o banheiro estiver bem aquecido, é possível desligar a ducha para se ensaboar. Além de economizar gás, esta recomendação ajuda a economizar água. 

4- Aquecimento de ambientes

Em dias mais frios, o aquecedor de ambientes é um bom aliado. No entanto, para economizar e não precisar tanto dele, uma dica é deixar o sol entrar ao longo do dia e manter a casa aquecida. Além disso, ligar o aparelho quando há pessoas no ambiente é o mais indicado, já que o calor do corpo ajuda a esquentar mais rápido.

Via: Tribuna do Paraná