Garis provam roupas de gala pela 1ª vez para formatura de curso de alfabetização

04/12/2018 às 09:10. Comente esta notícia!

Por Hamanda Viana*, G1 DF

Garis provam o tão sonhado vestido de gala para a formatura do curso de alfabetização.  — Foto: Hamanda Viana/G1

Garis provam o tão sonhado vestido de gala para a formatura do curso de alfabetização. — Foto: Hamanda Viana/G1

O tão sonhado dia de escolher uma roupa para usar no dia da formatura chegou para os 44 garis que concluem, nesta semana, um curso de alfabetização. As aulas começaram em março e vão terminar, neste mês, com uma festa de gala em Taguatinga, no Distrito Federal.

Uma das alunas é Francisca Ferreira, gari há seis anos, que só aos 55 anos recebeu a oportunidade de ser alfabetizada. “Eu não sabia ler, não sabia fazer o meu nome. Agora, muitas palavrinhas pequenininhas eu já sei ler sozinha”, diz.

“Eu pego ônibus e está bom demais. E o sonho que eu tinha de vestir roupa de gala, realizei.”

Dona Francisca aprendeu e a ler a escrever durante o curso e agora mostra o vestido rosa escolhido para usar na formatura. — Foto: Hamanda Viana/G1

Dona Francisca aprendeu e a ler a escrever durante o curso e agora mostra o vestido rosa escolhido para usar na formatura. — Foto: Hamanda Viana/G1

O curso, promovido em parceria entre empresas privadas do DF e a Universidade Católica de Brasília, permitiu que 37 mulheres e 7 homens de 34 a 70 anos recebessem uma segunda oportunidade de aprender a ler e a escrever.

Marina Novaes, de 39 anos, é gari há seis anos e parou de frequentar a escola quando concluiu o primeiro ano da educação infantil. Ela contou que não se lembrava mais como era ler e escrever, mas, com o curso, conseguiu aprender tudo novamente.

A formanda também se emocionou ao falar do tão sonhado vestido de formatura. “É como estar realizando um sonho que você tinha quando era adolescente, aí não teve, e agora é a oportunidade. É maravilhoso. Você se sente uma rainha.”

Marina posa com o vestido escolhido para a festa de formatura que acontece na quarta-feira (5).  — Foto: Hamanda Viana/G1

Marina posa com o vestido escolhido para a festa de formatura que acontece na quarta-feira (5). — Foto: Hamanda Viana/G1

A festa de formatura está marcada para as 19h desta quarta-feira (5), no auditório da UCB, em Taguatinga. Após a formatura, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino para dar continuidade ao aprendizado.

As roupas de gala utilizadas na festa foram emprestadas por duas lojas de Taguatinga. Os vestidos são da Lisdamas e os trajes masculinos da Sonho Real. A maquiagem das formandas também foi presente.

*Sob supervisão de Maria Helena Martinho

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.