Garibaldis e Sacis espalharam alegria na Avenida Marechal Deodoro

29/01/2018 às 08:08.

Bloco carnavalesco “festou” no Centro de Curitiba este fim de semana. Sábado e domingo que vem tem mais folia nos bairros Centro e Sítio Cercado, na capital.

Foto: Gerson Klaina
Curitiba começou seu tradicional aquecimento para o Carnaval 2018 junto com o bloco Garibaldis e Sacis, que fez a festa dos foliões na Av. Marechal Deodoro, neste domingo (28) à tarde. O pré-carnaval com passagem do bloco já é uma tradição, está na programação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e costuma levar milhares de pessoas às ruas da capital.

Sem chuva, a festa deste domingo aconteceu das 15h às 19h. Os foliões pularam e se divertiram ao som das marchinhas e das músicas com os conhecidos arranjos instrumentais dos Garibaldis e Sacis. O público não foi tão grande quanto em anos anteriores, muito por conta de uma mudança na programação. Normalmente, a saída do bloco no centro da cidade acontece no último domingo antes do carnaval, mas este ano, por causa do Atletiba do 1° Turno do Campeonato Paranaense, a data foi antecipada a pedido da Polícia Militar.

A publicitária Anna Helena Paraná, 33 anos, foi uma das que aproveitou dia para dançar ao som dos Garibaldis. “Sempre que dá eu venho. Acho que bom que Curitiba tenha um pré-carnaval, porque já entramos no clima”, explica. “Quem foi que disse que Curitiba não tem carnaval?”, brinca ela, antes de sair arrastada pelos colegas foliões.

Os próximo encontros dos Garibaldis e Sacis com os foliões estão marcados para o próximo sábado e domingo, dias 3 e 4 de fevereiro (veja infográfico). Assim como aconteceu ontem, na hora do evento o trânsito será bloqueado nos endereços das folias. Por isso, a recomendação da FCC é para os foliões utilizarem o transporte público.

Prevenção

No local, não será permitido o ingresso com garrafas e outros objetos de vidro e a segurança ficará por conta da Polícia Militar e de uma empresa especializada. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as principais dicas da FCC são: deixar o carro em casa e utilizar preferencialmente o transporte coletivo; vestir roupas e fantasias leves, arejadas e confortáveis; não esquecer do filtro solar; ingerir bebidas alcoólicas com moderação e beber muita água; cuidar do celular e evitar o uso de objetos como joias e relógios caros.

Histórico

O bloco Garibaldis e Sacis surgiu em 1999 e se dedica a alegrar o pré-carnaval em Curitiba. Foi criado por músicos e foliões ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao grupo Mundaréu, e a outros grupos artísticos e teatrais da cidade. O nome foi sugerido por causa do trajeto anterior percorrido pelos músicos, que ia do extinto Saccy Bar, no Largo da Ordem, até a praça Garibaldi, no São Francisco. Em 2014, as saídas passaram para a Avenida Marechal Deodoro.

Este ano, o bloco não receberá cachê da administração municipal, que dará apoio somente com a infraestrutura para a realização da festa.

Veja como foi a folia: