‘Fruta mais fedorenta do mundo’ revolta passageiros e adia a decolagem de avião

09/11/2018 às 09:30. Comente esta notícia!

Uma fruta impediu que um avião indonésio decolasse. Sim, uma fruta.

Passageiros reclamaram do forte odor do durião, uma fruta oriental com aspecto semelhante ao da jaca. A fruta é macia, suculenta e sua semente pode ser torrada e comida como uma castanha.

Cerca de duas toneladas de durião estavam sendo transportadas no compartimento de carga do avião – que voaria de Bengkulu, na Indonésia, para a capital do país, Jacarta, na segunda-feira.

Os passageiros exigiram que a fruta fosse removida e houve brigas com comissárias de bordo.

No fim, a companhia aérea, Sriwijaya Air, cedeu e removeu os sacos de fruta da aeronave, que decolou uma hora depois do planejado.

Após o episódio, a companhia aérea esclareceu que a legislação permitia as frutas fossem levadas no compartimento de bagagens.

“Não é ilegal carregar duriões no voo, contanto que estejam devidamente embrulhados, de acordo com as regulações do voo e carregados dentro do porão. Muitas companhias aéreas fazem isso”, disse o representante Retri Maya ao jornal Jakarta Post.

A fruta é adorada na maior parte da Ásia, mas também é controversa. Há quem a ame e há quem a odeie.

Seu odor faz com que ela seja banida do transporte público, de hotéis e até de aviões, em determinados países.

‘Quem quer enfrentar essa viagem?’

“Quando eu entrei no avião, senti imediatamente o cheiro de durião. Reclamei com a comissária de bordo, mas me disseram para completar um formulário de reclamação”, escreveu o passageiro Amir Zidane no Facebook, em um post que narrou o drama.

Funcionários da tripulação asseguraram que o cheiro iria embora assim que o avião decolasse. Insatisfeito, Amir provocou os outros passageiros.

“Gritei: ‘Quem nesse avião quer enfrentar essa viagem?’. Todos gritaram de volta: ‘Eu não!'”

Segundo ele, outros passageiros começaram a reclamar. Alguns quase entraram em “confronto físico com membros da tripulação'”.