Forma como Mion lidou com atitudes inesperadas do filho autista é muito linda

20/02/2019 às 14:53.

View this post on Instagram

Ter uma criança com autismo é se emocionar todos os dias. . Pois cada passo dado, cada frase surpreendente que ele manda, tudo vem com um gosto delicioso de vitória! . Dizem que tudo que vale a pena na vida vem com dedicação e dificuldade, baseando-se nisso, todas crianças autistas valem a pena!🙌🏻💙 . Eu e @suzanagullo todos os dias nos cutucamos com alguma coisa que o Romeo fala, pensa ou faz. Aquela cutucada de cumplicidade de quem dividiu uma vida de dedicação e conquista e hoje colhe frutos que foram plantados no mais puro amor. . Amor de pai e mãe que nunca sentiram nada além de gratidão e a sensação de serem abençoados por ganharem a honra de cuidar de um anjo. . . Romeo é meu cantinho de amor puro. Que sorte a minha❤️Obrigado Jesus Cristo por ter me escolhido para conhecer da forma mais intensa, através do meu filho, representar todas as famílias e o encantador mundo do autismo! . Marque aqui a família que vc conhece com alguém especial que se junta a mim por um mundo tolerante, sem barreiras entre os seres humanos e a consciência que ser diferente é fundamental pra humanidade! . #autismo #autismawareness #anjoazul #RomeoMion

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on

O apresentador Marcos Mion costuma falar abertamente sobre o filho mais velho, Romeo, que tem autismo, e desta vez, ele fez um post no Instagram contando como aprendeu a lidar com as dificuldades do primogênito.

Como o apresentador mesmo diz, Romeo é seu “anjo autista” e desde que o primogênito chegou, em 2005, a vida dele e da esposa, Suzana Gullo, mudou completamente.

Mion já contou que não foi fácil aceitar e lidar com o diagnóstico do filho, só que com o tempo ele foi se adaptando e entendendo a dinâmica de Romeo.

Segundo o apresentador, até hoje Romeo dá alguns sustos. “São sustos bons, maravilhosos, de surpresa ao ver Romeo tão espirituoso, engraçado, curioso e audacioso entre tantas qualidades que, com todo orgulho do mundo, já conseguimos identificar”.

Em um post no Instagram, Mion contou que recebe muitas perguntas sobre qual “segredo” ele aplicou em Romeo e ele respondeu: “O único “segredo” que tenho pra contar é que nós nunca desistimos dele”.

O apresentador ainda decidiu compartilhar como faz para ajudar o filho em momentos de crise:

Quando ele se fechava, eu ficava do lado buscando alguma forma de trazê-lo de volta.

Quando ele se debatia eu ajoelhava ao lado dele no chão até passar (dane-se os olhares de terceiros cheios de julgamento e desprezo. Nunca me afetaram).

Quando ele não queria abraçar eu insistia.

Quando ele queria repetir mil vezes eu assistia mil vezes.

Quando ele não dormia de forma alguma eu estava ao seu lado.

Quando alguém olhava torto eu me agarrava a ele ainda mais.

Quando ele não fazia o que as outras crianças faziam eu achava todas as outras bobas e o que estavam fazendo desnecessário.

Quando ele não conseguia falar eu entendia de qualquer forma.

Quando ele não queria entrar na festinha que tínhamos acabado de pegar 1:30 de trânsito pra chegar, todos arrumados, nos virávamos e íamos embora. Sem cara feia. Sem nenhum ‘que saco’. Nada.

“O maior problema são pais que ainda se apegam a uma realidade que não existe mais! Uma vida que ficou pra trás no momento que o autismo chegou. Quando sua cabeça está no passado, ou no futuro, vc não vê a beleza do hoje, do que vc tem na sua frente AGORA. Pra esses pais eu deixo um aviso: a nova realidade é INFINITAMENTE melhor”.

Nós, seres humanos, temos a necessidade de estar dentro de uma rotina e quando algo de diferente acontece em nossas vidas, nos questionamos e, tentamos nos blindar, ficando sem enxergar o lado bom do “diferente”.

“O autismo engrandece e ilumina quem está ao seu redor. Pare de reclamar e entenda que Deus te escolheu. Seu anjo autista te escolheu. Entenda, faça sua parte e seja feliz!”, finalizou Mion.

View this post on Instagram

Meu cantinho de amor puro desde 2005. Minha porta para o mundo do Autismo.💙 . Romeo chegou pra me libertar da maior das mentiras que muita gente pauta suas vidas: a de que “nunca vai acontecer comigo”. . Quando vivemos achando que nada pode acontecer é porque acreditamos numa segurança falsa. É falsa pq o fato de não acontecer com vc ou vc não ver de perto, não quer dizer que não existe. . No caso do autismo, não só existe, como é bem provável que esteja chegando em alguém bem próximo a vc. Isso é, se já não chegou e ninguém sabe. . O que vc prefere? Viver sem saber, de forma rasa, até ser acachapado quando de fato acontecer algo com vc, provando o quanto aquela segurança era falsa Ou Ter consciência e passar pelos processos necessários permitindo a evolução, o entendimento da nossa existência, a dimensão das nossas relações e nossas missões na Terra? . É como tomar a pílula azul do Matrix! Um caminho sem volta de total entendimento do que realmente importa nessa vida. Entendo que muita gente prefere viver a segurança falsa, pois é bem mais fácil. . Aí eu pergunto: se a vida fosse um caminhão em velocidade máxima vc preferia entrar na frente dele e ser atropelado ou ficar no acostamento e olhar ele passar? . Eu, Graças a Deus, não tive opção. Deus me colocou na frente do caminhão! Graças!🙌🏼 #AUTISMO #Consciência 💙💙

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on