Ao Vivo

Fim do veranico? Chuva e frio chegam ao Paraná na próxima semana

28/07/2017 às 08:19.

As condições climáticas devem mudar a partir de quarta-feira (2), quando a temperatura deve baixar e chuvas fortes podem ocorrer em algumas cidades do Paraná

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

As tardes de verão em pleno inverno estão com os dias contados, pois uma rápida frente fria seguida de uma nova massa de ar polar se deslocam em direção ao Paraná. As condições estão previstas para a próxima semana e trazem chuva para a capital paranaense a partir de quarta-feira (2).

De acordo com a meteorologista Josélia Perorim, do Climatempo, essa frente fria rompeu o bloqueio causado pela massa de ar seco no extremo Sul do país e deve chegar a Curitiba trazendo áreas de instabilidade. “Poderemos ter chuva moderada, chuva forte e ainda ventania”, informa.

Até agora, o Paraná registrou somente 7,8 mm de chuva no mês de julho, enquanto a média do estado – de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – é de 90mm. “Algumas cidades do interior do Paraná também estão com índices de umidade abaixo de 20%, então essa mudança será significativa”, pontua Josélia.

Massa de ar polar

Em vídeo postado nas redes sociais, o Simepar também informa sobre a chegada de uma massa de ar polar ao estado – ou seja, as temperaturas vão cair na próxima semana. No entanto, ainda é cedo para saber de quanto será essa queda de temperatura. “Não sabemos se a frente fria agirá com maior ou menor intensidade, mas, se a frente fria chegar, teremos temperaturas mais baixas”, adianta a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar.

Enquanto não é possível prever a quantidade de casacos que será necessária na semana que vem, os paranaenses já podem ter certeza de que terão manhãs agradáveis e tardes quentes até o fim de julho. Inclusive, o fim de semana será de sol.

Em Curitiba, os termômetros devem registrar mínima de 7°C e máxima de 25ºC nesta sexta-feira (28). Já no sábado e domingo, a mínima sobe para 9ºC e a máxima gira em torno de 24ºC.

Via: Gazeta Do Povo