Fim de semana promete frio e chuva em Curitiba

12/04/2018 às 08:08.

Dias de tempo estável e limpo devem chegar ao Paraná na sexta. Frente fria avança pelo sul do Brasil e traz frio e chuva para a capital

Foto: Aniele Nascimento
 Foto: Aniele Nascimento

O tempo estável com temperaturas elevadas em Curitiba e no Litoral do estado já tem data para terminar, e aquela blusa escondida no guarda-roupa voltará a ser usada. A partir da noite desta sexta-feira (13), uma massa de ar frio avança pelo Paraná, diminuindo a temperatura e trazendo possibilidade de chuva a partir do fim de semana. A temperatura máxima que ficou em 28ºC nesta quarta na capital, por exemplo, vai cair 10ºC e chegará aos 18ºC no domingo (15). As condições devem manter-se, ao menos, até a próxima terça-feira (17).

Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, a principal mudança trazida pela frente fria será o aumento na nebulosidade e, com isso, a queda na amplitude térmica sentida nos últimos dias. “O que tem acontecido é que, a ausência de nuvens durante a noite faz com que haja diminuição maior de temperatura neste período, enquanto, durante o dia, essa ausência de nuvens associada à presença de sol gera o contrário, trazendo bastante calor”, explica.

No entanto, a partir deste fim de semana, a nebulosidade vai aumentar e modificará esse sistema. “As temperaturas no período noturno continuarão perto de 13ºC ou 14ºC, mas durante o dia não haverá uma elevação tão grande”, adianta. No domingo, a mínima prevista será de 15ºC e a máxima ficará em 18ºC.

Outro fator de mudança, segundo Ana Beatriz, é o aumento da umidade e a chance de pancadas de chuva em todo o estado. No entanto, ainda não há como prever se ocorrerão tempestades. “Sabemos que haverá melhora nos níveis de umidade ao longo do dia, já que cidades do Noroeste do estado, por exemplo, registraram níveis próximos de 40% de umidade na última terça”, explicou. Esse resultado está acima do nível crítico de 20%, mas já é considerado baixo.

As condições são as mesmas para o Litoral do Paraná, onde o clima a partir do próximo fim de semana será de temperaturas amenas, muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva já a partir de sábado (14). A previsão de pancadas de chuva nas praias do estado segue até dia 19.

Via: Tribuna do Paraná