Filtro de barro usado no Brasil foi eleito o mais eficiente do mundo: por quê?

05/07/2019 às 08:35.
filtro barrook 1400c800 0517
Divulgação/Cerâmica Stefani

O filtro de barro que está na cozinha de muitos brasileiros, quem diria, foi eleito como o mais eficiente do mundo pela publicação The Drinking Water Book (traduzindo, O Livro da Água Potável).

Se você já tinha ouvido falar nesta teoria, pode acreditar: a Química e a Física têm uma explicação muito clara para isso.

 Filtro de barro para água
filtro barro agua 0517 1400x1400
Divulgação/Cerâmica Stefani

Eficiência

De acordo com o professor de Química do Instituto Federal da Bahia (IFBA) Christian Ricardo, o segredo está no sistema de filtragem do equipamento, que a faz por gravidade. Isto porque a água é colocada em um reservatório superior, passa lentamente pelo filtro e, então, chega à torneirinha.

Para isto, o filtro conta com uma vela de cerâmica microporosa que retém partículas sólidas em suspensão que podem estar “boiando” na água. Neste mecanismo, não há adição de produtos químicos.

O filtro, então, consegue barrar cloro, alumínio, chumbo, pesticidas, ferro, entre outros elementos químicos.

Em outros tipos de filtro para água, o sistema é diferente. Nas formas em que a água vem da torneira e da tubulação, a pressão pode fazer com que microrganismos e elementos químicos cheguem ao copo (e ao corpo) do ser humano.

Água fresquinha

agua em excesso 1216 1400x800 3
kokouu/iStock

Se você já bebeu água do filtro de barro, sabe que o líquido sai mais fresquinho em alguns dias.

Isto acontece, segundo o professor de Química, pelo fato de o barro ser um material permeável e cheio de poros. A água que está dentro do filtro pode, então, entrar nestes poros e, ao chegar à camada mais exterior do equipamento, evaporar.

Esta evaporação tira o calor de dentro do reservatório e produz o que se chama de “frio por evaporação”. Por isso, a água está sempre fresca.

Esta é a mesma lógica que acontece quando o corpo de uma pessoa começa a suar, já que “A função da evaporação do suor é diminuir a temperatura da pele”, explica o químico.

Christian ainda esclarece que o fato de o filtro ser de barro não traz riscos de contaminação à água. “O próprio processo de produção da cerâmica ou do barro cozido faz a compactação necessária para evitar a contaminação da água pelo material”.

Filtro de barro: detalhes

Limpeza

Quem tem um filtro deste em casa deve prestar atenção à limpeza: o indicado é passar uma escova macia com água de três em três meses nas áreas externa e interna, sem o uso de produtos químicos.

Quanto custa

Um filtro de barro pode custar a partir de R$ 100. Já a vela, que deve ser trocada para manutenção anualmente, custa R$ 15, em média.

Via: Vix