Ao Vivo

Filme brasileiro é apontado como candidato ao Oscar 2021 por site americano

11/08/2020 às 08:13.

Foto: Divulgação

O longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e estrelado por Sônia Braga, Bacurau é o único filme brasileiro entre os melhores longas qualificados para concorrer ao Oscar 2021, na lista divulgada no site Indie Wire.

Lançado no Brasil em agosto de 2019, o filme ainda tem grande chance de concorrer a edição do Oscar do ano que vem, por ter sido lançado nos EUA apenas no começo de 2020, antes do fechamento dos cinemas no país norte-americano por conta da pandemia do novo coronavírus. Vale lembrar que Bacurau foi um dos filmes concorrentes para representar o Brasil no Oscar 2020, mas perdeu a vaga para A Vida Invisível, de Karim Aïnouz.

Além do filme de Mendonça Filho e Dornelles, a lista do portal norte-americano ainda indicou os filmes Destacamento Blood e The Old Guard, ambos da Netflix, o longa original da Amazon Prime Video A Vastidão da Noite, e a animação da Disney disponível na Prime Video, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.

Se Bacurau conseguir a vaga, não será a primeira vez que um filme brasileiro consegue indicação ao Oscar dois anos após o seu lançamento. Cidade de Deus, longa de Fernando Meirelles, foi lançado em agosto de 2002, não foi nomeado ao Oscar de 2003, mas participou da edição do ano seguinte, 2004. O filme foi indicado em quatro categorias: melhor diretor, para Fernando Meirelles; melhor roteiro adaptado, para Bráulio Mantovani; melhor edição, para Daniel Rezende; e melhor fotografia, para César Charlone, porém não levou nenhum prêmio.

Via: Tribuna Do Paraná