O vínculo com a família é um dos mais importantes na vida de qualquer pessoa. Embora o amor seja incondicional, não é incomum ter brigas e desentendimentos, especialmente entre pais e filhos.
Se você tem vários filhos, sabe que às vezes as personalidades colidem e causam mais problemas com um deles em particular. No entanto, a psicologia garante que o filho com quem mais briga é aquele que mais se parece com você.

Além disso, deve-se considerar que as crianças repetem o que veem em seus pais, o que sustenta essa teoria. Isso poderia significar que o comportamento das crianças que irrita seus pais poderia ter sido adquirido deles mesmos.

Na psicologia, esse comportamento tem um nome: projeção. É um mecanismo comum em seres humanos, que usamos para não assumir a responsabilidade por aqueles aspectos que negamos como nossos e que nos irritam quando os vemos traduzidos em outros.

Esse comportamento não ocorre apenas com os defeitos, mas também com as pessoas que você admira.
Como isso pode ser corrigido?
A solução é simples, mas requer perseverança. Para evitar conflitos, é necessário se aceitar e reconhecer o que você não gosta. Além disso, é importante não julgar os outros com tanta severidade, especialmente seus filhos, porque eles ainda estão aprendendo.
