Festa polonesa em Curitiba vai ter muita música, dança e pratos típicos

10/08/2018 às 08:44. Comente esta notícia!

A segunda edição da PolskaFest promete ser uma tradicional “festa de polaco”, com três dias de muita música, dança e pratos tipicamente poloneses e de outras etnias convidadas na Sociedade Abranches, próximo ao Parque São Lourenço. O evento, dedicado à celebração da cultura polonesa no Paraná, é de 10 a 12 de agosto e tem entrada gratuita. Mas quem quiser pode doar um quilo de alimento não perecível, que será repassado a entidades carentes. No dia 10 os festejos começam às 17h e nos dias 11 e 12 de agosto, às 11h. A festa segue sempre até 23h.

O bairro, Abranches, foi escolhido pela concentração de imigrantes poloneses: ele foi o segundo bairro curitibano a ser colônia dos recém-chegados da Polônia, depois apenas do Pilarzinho.

150 anos de cultura polonesa em Curitiba se aproximam
A PolskaFest marca o início das comemorações dos 150 anos da imigração polonesa na cidade de Curitiba. O sesquicentenário será em 2020. “A ideia é que a cultura polonesa comece a ser vista, saboreada e vivida o mais possível, para que, em 2020, tenhamos a celebração merecida”, explica Susan Klein, organizadora do festival.

Foto: Edison Renato / Divulgação

Muitos polacos de cada colônia – e agregados
Os imigrantes poloneses contruíram vilas com escolas, igrejas e associações culturais em Curitiba, mas seus eventos eram organizados mais entre famílias. “Com o tempo novos integrantes foram adotados”, segundo Susan, que conta ainda que atualmente, muitos participantes de grupos folclóricos não possuem ascendência polonesa, mas se identificam com a cultura do país.

No festival, estão programadas apresentações de corais, bandas típicas e grupos folclóricos de várias partes de Curitiba e do Paraná. Entre eles, os grupos folclóricos Wawel, da Colônia Murici; Karolinka, de São Mateus do Sul; e Junak, de Curitiba. As bandas Coração Nativo, com música típica polonesa, Os Gaideski e Cia, que misturam música polaca e gauchesco e a Banda Alkimia CWB, de música pop, animam a festa.

Quem for à festa também poderá conhecer a realeza do festival: a rainha Camila Malassa, a primeira princesa Bianca Taranchuka e a segunda princesa Rafaela Bisoni Macioski.

Gastronomia
No cardápio do festival, pratos típicos poloneses (como o pierogi e os charutinhos de repolho) e também de etnias convidadas. Os pierogis terão quatro opções de recheio e três tipos de molho; serão servidos também frango frito e batata frita à moda polonesa, sopas polonesas servidas no pão (inclusive a tradicional sopa de beterraba), torta de frutas vermelhas e de maçã. Entre os pratos da gastronomia alternativa, pastéis com recheios curiosos, como o pastel de alface, batata no cone, hambúrgueres e churros gourmet. Os pratos custarão entre R$ 14 e R$ 80 e o evento aceitará cartão. O festival será palco de aulas show de gastronomia com o Chef Diego Machalesky.

Programação Cultural
O festival receberá duas exposições da Casa da Cultura Polônia Brasil, realizadas em parceria com o consulado Geral da República da Polônia em Curitiba: “Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński” e “Aproximações: Ucranianos e Poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná”.

Programação especial de dia dos Pais
No domingo (12) haverá uma missa especial em homenagem aos patriarcas das famílias na Igreja de Sant’Ana, em frente à Sociedade Abranches, às 11h. Haverá apresentação do Coral João Paulo, cantando canções em polonês. Na sequência, a festa segue para a Sociedade Abranches, do outro lado da rua, onde haverá gincana de Dia dos Pais.