Ao Vivo

Feriado de 7 de setembro terá frio intenso e possibilidade de neve no Sul do Brasil

27/08/2020 às 08:44.
2016: Serra de SC foi muito procurada há quatro anos por turistas de todo país por causa de registro de neve, geada e frio intenso — Foto: Cindacta/Divulgação

Ao que tudo indica, o frio que paira sobre a região sul do Brasil ainda poderá surpreender nas últimas semanas deste inverno, com o avanço de fortes frentes frias de origem polar. As massas de ar frias, no entanto, não devem alcançar todo o país, a tendência agora é que o ar frio intenso atue apenas sobre o extremo sul do Brasil, atingindo especialmente o Rio Grande do Sul e as serras paranaenses e catarinenses.

As previsões meteorológicas indicam que duas massas de ar frio podem entrar no Brasil, com intensidade moderada, segundo o Climatempo.

A primeira onda de frio deve chegar ao extremo-sul do país no dia 1 de setembro. Algumas simulações computacionais indicam que a onda de frio vem forte, com uma massa de ar polar intensa que alcançaria até 1042 hPa na região da Bacia do Prata, entre o Argentina e o Uruguai. Outras simulações, no entanto, apontam que esta massa polar seria apenas moderada. Nas duas situações há indicativo de geada e frio notável em toda a região com exceção do litoral catarinense.

Ainda há a ainda a preocupante indicação de um ciclone extratropical intenso no litoral do Rio Grande do Sul.

A segunda frente, porém, será mais forte, e indica a possibilidade de frio intenso bem feriado da Independência, 7 de Setembro, que vai ser prolongado. Pela configuração observada nesta terça-feira, 25 de agosto, há indicação inclusive padrão típico de neve, o que seria atípico para a época do ano.

Via: Mais Curitiba