Feiras de Natal na Osório e Santos Andrade começam nesta sexta-feira

22/11/2018 às 10:07. Comente esta notícia!

As tradicionais Feiras Especiais de Natal da Prefeitura começam, nesta sexta-feira (23/11), nas praças Osório e Santos Andrade, com uma grande variedade de produtos de decoração e presentes natalinos para moradores e turistas que estiverem no Centro da capital. Ao todo, serão 74 barracas (60 na Praça Osório e 14 na Santos Andrade).  Os pontos vão funcionar até o dia 23 de dezembro.

As Feiras Especiais de Natal da capital integram a programação da segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e empresas privadas.

Nas praças, variedade e preços convidativos são os grandes diferenciais dos dois pontos. Durante os 31 dias das Feiras Especiais de Natal, os artesãos de Curitiba e região estarão expondo mini presépios, guirlandas, santas ceias, brinquedos infantis, bijuterias, souvenirs com temática da capital, acessórios de papelaria, bolsas e objetos decorativos para a casa.

A coordenadora das feiras de arte e artesanato da Prefeitura, Marily Pires Lessnau, ressalta o critério de seleção usado para todos os produtos que serão expostos. “É importante que os feirantes sigam a temática da decoração natalina e sacra, promovendo o espírito natalino”, destacou Marily.

As feiras vão começar esta semana, mas o trabalho da artesã Beatriz Andrade, teve início há vários meses. Quem passar pela banca da expositora, na Praça Osório, poderá conferir presépios e santas ceias produzidos em palha de milho e cimentos naturais. Ela também usa pinhão, bambu e porongos em suas criações, por isso, depende da época certa de colheita para dar início a produção. “Eu diria que a natureza é uma grande amiga”, disse.

Beatriz explica que toda a produção de suas peças segue um controle rígido de qualidade. “A palha é colhida, separada, limpa, envenenada e depois eu ainda coloco em um produto específico, tudo isso para garantir a resistência dos presépios e santas ceias”, explicou. Para a artesã, que atua há 20 anos na Osório, todo esse cuidado na hora da confecção é recompensado pela fidelidade do público. “Muitas pessoas voltam no ano seguinte e comentam que o presépio que elas compraram ainda está em perfeito estado”.

A artesã Sirlei de Fátima Duim, que também cria presépios e santa ceias, aguarda com muita expectativa a abertura da feira da Osório. “Mesmo acontecendo todos os anos, sempre é diferente. É muito gratificante ver o turista se encantando com a feira e até mesmo ver os curitibanos, que nunca tinham ido até lá, gostar do nosso trabalho”, afirmou. Ela também cria presépios e santas ceias, mas com gesso marmorizado, cozidos em parafinas e depois os pintam manualmente.

Sirlei expõe há 10 anos na feira da Praça Osório e avalia que suas criações contribuem para o resgate do espírito natalino. “Muitos fregueses passam e comentam que meus presépios e santas ceias os fazem lembrar da infância ou de algum parente querido. Mesmo que a pessoa não compre nada, só o retorno que ela nos dá, faz com que a gente tenha cada vez mais ânimo”, disse.

Gastronomia

Também não poderiam faltar nas Feiras de Natal bancas repletas de artesanato gastronômico com temática natalina, como panetones, chocotones, pães, bombons, geleias, mel, chocolate e biscoitos confeitados, além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.

Os produtos de culinária também passam por rigorosos testes de qualidade e higiene, observa a coordenadora das feiras de arte e artesanato da Prefeitura. “A origem dos alimentos é de extrema confiança e a população poderá saborear pratos típicos da época natalina”, afirmou Marily.

Barraquinhas de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também fazem parte das feiras.

Casas do Papai Noel

As tradicionais Casas do Papai Noel das duas feiras, que são um convite para aquela foto das crianças com o bom velhinho, abrem na Santos Andrade, no dia 30 de novembro (sábados e domingos, no horário da feira), e na Osório, no dia 3 de dezembro (diariamente, durante o funcionamento do ponto).


Serviço: Feiras Especiais de Natal da Prefeitura

Data: de 23 de novembro a 23 de dezembro
Local: Praça Osório e Praça Santos Andrade, no Centro
Horários: Na Osório, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 14h às 20h. Na Santos Andrade, de segunda a sábado, das 14h às 21h, e domingo, das 14h30 às 19h.
Toda a programação do Natal de Curitiba: Luz dos Pinhas pode ser conferida no sitehttp://natal.curitiba.pr.gov.br/