Febre nas redes sociais, vídeos ensinam a relaxar e a dormir em poucos minutos

27/08/2018 às 09:15. Comente esta notícia!

Com a boca bem próxima ao microfone, a locutora inicia o diálogo aos sussurros. Em seguida, passa a emitir sons, ainda em volume baixo, ora passando um pincel no microfone, ora assoprando enquanto acaricia a câmera, ou mesmo batucando as unhas em uma superfície lisa. Os sons continuam, em média,  por 20 minutos. Esse é o roteiro de muitos vídeos ASMR, sensação no Youtube, que visam promover o relaxamento e ajudar o espectador a dormir melhor.

Foto: Reprodução/Youtube

A partir desses sons e imagens, o ouvinte/espectador relata uma sensação única de arrepio e formigamento que começa na região da nuca, couro cabeludo e pode seguir para outras áreas do corpo. ASMR significa autonomous sensory meridian response, ou uma resposta meridiana sensorial autônoma que gera os gatilhos que procuram induzir o espectador ao relaxamento e, eventualmente, ao sono.

Esses gatilhos podem funcionar para algumas pessoas, enquanto para outras, não — embora existam vários vídeos no Youtube para diferentes tipos de triggers: desde quem gosta de ouvir alguém acariciando o microfone a quem prefira ouvir o som do mastigar.