Ao Vivo

Falta de sono afeta humor dos pais. Veja dicas para dormir melhor

06/09/2018 às 09:36.

Sabe aquele conselho “durma quando seu bebê dormir”? Siga-o à risca sempre que possível!

Foto: Pixabay

As crianças acordam à noite, é fato. E os pais têm de trabalhar no dia seguinte mesmo assim. Uma pesquisa recente da Universidade de British Columbia (Canadá), feita com 455 pessoas, mostrou que a privação de sono pode afetar o humor dos pais e até mesmo levar à depressão. O que fazer para melhorar esse cenário e ganhar mais qualidade de vida?

Sabe aquele conselho “durma quando seu bebê dormir”? Siga-o à risca sempre que possível! Claro que não dá para deixar o trabalho para depois, mas aquela louça na pia pode esperar mais um pouco. Sabemos que normalmente você tem mil coisas para fazer ou simplesmente quer curtir um tempo com o companheiro, por exemplo. Isso também é importante, mas se o cansaço falar mais alto, não sinta culpa e vá dormir!

Além disso, de noite, faça algo relaxante, desocupe a mente – a hora de dormir não é para ficar pensando em todos os problemas do dia. Não fique no celular: a orientação de não usar eletrônicos nesse momento também vale para os adultos! Desligue ou deixe o aparelho no modo silencioso à noite, para não correr o risco de você despertar e perder o sono (assim como a hora, no dia seguinte).

Por fim, divida a tarefa. Não só com o pai, como também com a avó, a tia, a madrinha, a babá…

Fontes consultadas: Jofre Cabral, pediatra e neonatologista do Grupo Perinatal (RJ); Leticia Soster, neuropediatra e especialista em sono do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Luiz Renato Valério, intensivista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR); Maria Inês Nantes, pediatra do Hospital da Criança (SP); Nilton Cesar, pediatra do Hospital e Maternidade Brasil, de Santo André (SP); Patrícia Salgado, médica do sono do Hospital Márcio Cunha (MG); Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz unidades Anália Franco e São Caetano (SP).