Ao Vivo

Facebook descobre ação de hackers que afeta 50 milhões de contas

28/09/2018 às 14:39.

Foto: James Martin / CNET.

Desde o começo da semana o Facebook apresentava instabilidade em suas funções, hoje foi anunciado que sua equipe de engenheiros descobriu uma falha que afeta 50 milhões de usuários. Por conta disso, vários internautas observaram que tiveram os perfis deslogados. Isso ocorreu como medida de segurança por conta de um erro no código da rede social e que permitiu a atividade e manipulação de hackers, isso foi descoberto na terça-feira (25), mas só veio a público hoje. Calcula-se que 90 milhões de contas foram deslogadas pela empresa até o momento.

De acordo com a companhia, hackers aproveitaram uma falha no próprio código do Facebook da funcionalidade “Visualizar como” na última terça. A vulnerabilidade permitiu a hackers acessarem tokens – “chaves digitais” que deixam as pessoas continuarem logadas no serviço sem precisar recolocar a senha. Isso poderia ser usado para hackers tomarem controle das contas dos perfis e continuarem logados no serviço sem precisar recolocar a senha.

“Ainda estamos no início da nossa investigação”, afirmou Guy Rosen, vice-presidente de gerenciamento de produto do Facebook. “Mas está claro que os invasores exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook que impactou a funcionalidade  “Ver Como”, que permite às pessoas verem como seus perfis aparecem para outras pessoas. Isso permitiu que eles roubassem tokens de acesso ao Facebook, os quais usaram para entrar nas contas das pessoas. Tokens de acesso são como chaves digitais que mantêm as pessoas logadas no Facebook para que não precisem digitar novamente sua senha toda vez que acessam o app.”