Ex-catador inaugura posto de combustível que construiu com as próprias mãos

08/11/2018 às 08:19. Comente esta notícia!

O ex-catador de latinhas Damião Vicente da Silva, 48 anos, é dono e proprietário de um posto de combustível construído com as próprias mãos. A cidade de Curral Velho, na Paraíba, parou para ver a inauguração no último sábado (3).

Dão, como é mais conhecido, comprou o terreno do posto, às margens da Rodovia PB-386, em 2009, mas a construção começou pra valer no dia 13 de maio de 2016. O nome do posto, Alta Maria, é uma homenagem à mãe do agricultor.

Damião contou com a ajuda dos filhos e da esposa para construir o posto de combustível: foi pedreiro, serralheiro, eletricista etc. Aliás, não é qualquer posto, mas o primeiro de Curral Velho. Dão por muitos anos transportou combustível de cidades vizinhas para Curral Velho em garrafas pet.

Sabendo das dificuldades que os conterrâneos tinham para abastecer seus veículos, o sonho de ter o posto ganhava força. Mas o que não faltavam eram pessoas que diziam que Damião era louco, que jamais conseguiria ter o próprio posto de combustível.

Dos obstáculos que apareceram no caminho, esse foi o que Dão precisou ter mais força para superar, colocando sua resiliência à prova. “A dificuldade maior foram as palavras desconstrutivas. Tentaram me derrubar e isso me entristecia”, disse Dão em entrevista.

Porém, Dão seguiu firme em seu propósito. Para isso, economizava um pouco do dinheiro que ganhava atuando como pedreiro, conselheiro tutelar e catador de recicláveis. Claro que essas economias não cobririam todos os custos da obra do posto. Mas Damião é um homem de fé ou de sorte: ganhou um carro e uma moto no bingo. Ele não pensou duas vezes em vender o carro e a moto para acelerar a obra e colocar o Auto Posto Alta Maria de pé.

Se a batalha de Damião para construir o posto de combustível tivesse uma trilha sonora, a música seria ‘Dias de Luta, Dias de Glória’, da banda Charlie Brown Jr.. Após lutar muito, ouvindo pessoas que diziam que seu sonho era uma maluquice, os dias de glória chegaram. De catador de latinhas, Dão agora é um empresário do ramo de combustíveis – sem desmerecer o trabalho dos catadores.

A inauguração do posto, na noite de sábado (3), contou com as bênçãos de pastores de igrejas evangélicas e do padre da paróquia local. Autoridades do município e comerciantes também compareceram, além de técnicos e profissionais que atuaram no processo de legalização do primeiro posto de combustível de Curral Velho. As bombas foram abertas no domingo (4).