Ao Vivo

Estudos explicam por que congelar pão francês pode reduzir as calorias do alimento

17/07/2019 às 08:48.
pao frances paozinho carboidrato 0418 1400x800
rocharibeiro / Shutterstock

Se você reduziu o consumo de carboidratos simples com o objetivo de perder peso, mas não consegue trocar o pão branco pela versão integral ou mesmo tapioca e outras alternativas para o café da manhã, saiba que existe um truque cientificamente comprovado que faz reduzir as calorias dos pães.

Como perder peso sem deixar de comer pão branco

pao branco forma 1216 1400x800
SasaJo/istock

A dica para deixar o pão branco menos calórico não está em diferentes opções de acompanhamentos, mas sim no processo de congelar o alimento e esquentar no forno ou frigideira na hora do consumo.

Os alimentos ricos em carboidratos, como o pão branco, arroz, batatas e massas, quando ingeridos, são absorvidos rapidamente pelo organismo, fazendo com que a insulina seja rapidamente liberada para nivelar a glicose no sangue. Esse pico pode fazer com que você sinta fome mesmo após comer uma grande porção de macarrão ou um sanduíche.

pao torradinho saude 0117 1400x800
successo images/Shutterstock

Quando você congela o pão, por exemplo, consegue alterar a estrutura dos carboidratos em amido resistente, que tem digestão mais prolongada, garante saciedade, e capacidade de “arrastar” com ele moléculas de glicose e gordura que serão absorvidas mais lentamente, contribuindo assim para a dieta e para o controle da glicemia e do colesterol.

Estudos indicam que o pão branco congelado e requentado para consumo para ter seu índice glicêmico reduzido em até 39%, sem perder suas propriedades, e agir no organismo de forma semelhante ao das fibras.

Via: Vix