Estudo sugere que furar dietas pode ajudar no emagrecimento

21/09/2017 às 12:06.
Foto: Reprodução

Se você não resiste a furar alguns dias da dieta, pode ficar com a consciência tranquila: ao que tudo indica, você está fazendo a coisa certa. Pelo menos é o que concluiu um estudo conduzido na Austrália. Segundo os pesquisadores, pular alguns dias do regime pode contribuir na perda de peso no longo prazo.

Publicadas no jornal britânico “The Independent”, as conclusões da pesquisa indicam que as “folgas” da dieta ou uma abordagem mais liberal em fins de semana podem servir de motivação para continuar com o regime por mais tempo.

Mas as vantagens não são somente psicológicas: a autora principal do estudo, Nuala Byrne, também sustenta que essa abordagem menos rígida pode auxiliar no combate à termogênese adaptativa. O fenômeno, que causa o desaceleramento do metabolismo, é uma das barreiras para quem busca perder peso.

Conduzido pela Universidade da Tâsmania, o estudo avaliou o desempenho da dieta de 51 homens obesos, que foram divididos em dois grupos. Um fez a dieta sem interrupções, enquanto outro optou pelo regime intermitente.

Para garantir a eficácia da dieta, o estudo ainda sugere uma divisão entre duas semanas de dieta a cada pausa.

Fonte: O Globo