Ao Vivo

Estudo diz que crianças de até 1 ano devem dormir no quarto dos pais

13/05/2017 às 18:25.

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria divulgou um estudo que comprovou que quando o bebê de até 1 ano de idade dorme no quarto dos pais, o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (Sids) é reduzido em até 50%.

Muito pouco se conhece sobre a causa exata dessa condição, no entanto, sabe-se que esta síndrome acontece enquanto o bebê dorme e que ela está relacionada com a facilidade de engasgos, muitas vezes provenientes de características genéticas e físicas do bebê.

É exatamente por manter o bebê por perto que a Academia fez essa recomendação, acreditando que os pais podem notar os possíveis engasgos. O ideal é que o quarto seja dividido com os pais até o primeiro ano de vida da criança. Lembrando-se que apesar da família dormir no mesmo quarto, o bebê deve estar em um berço separado e jamais dormir junto aos pais na cama. Depois desse primeiro período, as crianças podem dormir em seu quarto normalmente.

A Sids acomete cerca de 3.500 crianças por ano nos Estados Unidos, sendo que 90% dos casos ocorrem nos primeiros 6 meses de vida, segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA.

Para reduzir o risco da Síndrome, além da medida citada acima, você também pode: colocar o bebê para dormir deitado de costas; fazer com que ele durma em superfícies firmes; utilizar lençóis que sejam justos no colchão; evitar a presença de acessórios macios dentro do berço e não deixá-lo dormir no sofá ou poltrona.

Via:perfeito.guru