Ao Vivo

Estudantes começam a assistir às videoaulas na TV e no YouTube

14/04/2020 às 08:27.

As 145 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino começaram, nesta segunda-feira (13/4), a acompanhar as videoaulas preparadas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, disponíveis pelo canal 9.2 da TV Paraná Turismo, em UHF, e no YouTube.

Para assistir à programação, é necessário antena para acessar o canal UHF.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o conteúdo faz parte do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Importante salientar que a equipe técnica da secretaria está gravando aulas com ações do currículo adaptado, para que crianças e estudantes tenham acesso ao conhecimento neste período”, afirma a secretária.

“É um material rico, que fica à disposição das famílias. Naturalmente, tudo será retomado com as crianças após a volta às aulas presenciais”, completa Maria Sílvia.

O conteúdo ministrado por professores da rede municipal foi desenvolvido para a pré-escola, os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o conteúdo será o disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná.

A orientação da Secretaria da Educação é que os estudantes registrem o acompanhamento das aulas, em cadernos ou folhas.

Aulas suspensas

A prorrogação do prazo de suspensão das aulas até 2/5 está publicada no decreto 516, no Diário Oficial do Município do dia 8/4.

A suspensão das aulas abrange escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e creches contratadas.

Reposição

Conforme o decreto, a suspensão das aulas de 23/3 a 12/4 é considerada antecipação do recesso escolar de julho, portanto não há necessidade de reposição.

Porém, para a prorrogação da suspensão – de 13/4 a 2/5 – será feita reposição posteriormente, com o objetivo de assegurar o cumprimento das 800 horas/aula, conforme autorizado pela Medida Provisória 934, de abril deste ano. Posteriormente, a Secretaria Municipal da Educação fará as adequações do calendário escolar e orientará as unidades.

Via: Prefeitura De Curitiba