Ao Vivo

Estudantes com deficiência ganham atendimento especializado on-line

30/07/2020 às 08:19.

Inauguração do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Ronaldo Vadson Schwantes no Bairro CIC – Curitiba, 29/07/2020 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A população da CIC recebeu, nesta quarta-feira (29/7), o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Ronaldo Vadson Schwantes, que, assim com as demais unidades nesse modelo, começou a ofertar atendimento on-line nesta mesma data.

Os CMAEEs são voltados ao apoio especializado às crianças e aos estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos da aprendizagem.

Estão sendo contemplados na modalidade on-line as crianças e estudantes que já estavam em atendimento presencial nos CMAEEs, nas Salas de Recursos de Aprendizagem e nas Salas de Recursos Multifuncionais.

O nome da nova unidade foi escolhido em homenagem ao ex-diretor da Escola Especial Helena Antipoff e ex-secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ronaldo Vadson Schwantes foi professor por 31 anos na rede municipal de ensino, além de esgrimista.

Com o novo centro na CIC, são 11 CMAEEs em Curitiba, um em cada regional, e o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), inaugurado em setembro passado na sede da Secretaria Municipal da Educação, no bairro Alto da Glória.

“É mais uma casa para desenvolver as habilidades e potencialidades dos nossos estudantes, é uma casa de igualdade para todos”, disse o prefeito Rafael Greca.

“A necessidade de isolamento nos impõem limitações, mas não vamos deixar de prestar atendimento a quem precisa, por isso iniciamos agora o atendimento virtual”, completou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Presenças

Participaram do evento a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel; a chefe do Núcleo da Educação da CIC, Maristela Teodoro; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; o administrador da Regional CIC, Rafael Keiji; a coordenadora de Obras da Educação, Flávia Gomes; a diretora do CMAEE, Liliamar Hoça; e os filhos do homenageado, Athos e Lorana Schwantes.

Saiba como funciona o atendimento on-line:

– O Atendimento Educacional Especializado on-line iniciou neste dia 29/7. O contato com as famílias é feito pelas direções das unidades.

– É realizado de forma individual, on-line em tempo real (as atividades não podem ser gravadas e encaminhadas), exclusivamente por meio do serviço de comunicação por vídeo Google Meet.

– A criança/estudante deve estar acompanhada de um adulto.

– A família é comunicada pelo profissional da educação sobre como será feito o acesso ao atendimento, o cronograma de dias e horários e qual recurso será utilizado.

– Em casos nos quais a família não disponha do recurso tecnológico para acessar o atendimento, o profissional do AEE deve elaborar uma atividade semanal específica para cada criança/estudante, que será entregue à família pela escola de origem nos dias de entrega das atividades complementares.

– O profissional pode desenvolver o atendimento, de forma on-line em sua residência, na escola ou no CMAEE onde está lotado.

– Cada atendimento tem duração de até 40 minutos, semanalmente.

Via: Prefeitura De Curitiba