Este tênis é feito a partir da reciclagem de chicletes recolhidos das ruas

15/04/2019 às 08:52.

Um simples chiclete pode demorar cerca de cinco anos para se decompor. Para lidar com esse problema, um projeto inovador criou um tênis parcialmente feito de goma de mascar reciclada.

Trata-se de uma parceria entre a marca holandesa Gumdrop e o designer Explicit Wear. Juntos, chegaram ao conceito de uma sola de sapato feita com os compostos recicláveis do chiclete.

 
A tecnologia ganhou o nome de Gum-Tec e é a base para a fabricação do tênis Gumshoe. Para criação dos sapatos, foram usadas gomas de mascar retiradas das ruas de Amsterdã. A relação com a cidade é tão forte que o mapa da capital holandesa também estampa a sola do calçado.


De acordo com o projeto, a prefeitura da cidade gastaria milhões de euros anualmente para limpar os chicletes descartados nas ruas. Agora, cada quilo de goma de mascar poderá ser usado na criação de até quatro pares de tênis.

Como o chiclete é feito a partir de uma borracha sintética, foi possível criar um novo tipo de borracha ao quebrar as propriedades da matéria original. Assim nasceu a tecnologia usada nos calçados Gumshoe, que estarão disponíveis a partir de junho nas cores rosa e preto/vermelho. Embora estejam sendo vendidos por € 49,95 por tempo limitado, cada par deverá custar aproximadamente € 199,95 após o lançamento.

Embora seja uma das primeiras iniciativas a focar na reciclagem de chicletes, os produtos criados pela Gumdrop (como a sola do tênis) possuem um mínimo de 20% de materiais reciclados. Para o restante da confecção, podem ser usadas novas matérias primas. A superfície do tênis, por exemplo, é feita de couro, segundo o site do fabricante.