Estamos Doentes | Doutor 98

29/03/2017 às 15:47.

Você já ouviu falar de uma doença chamada ‘atestadite’?

É uma pergunta justa. Afinal, estamos em um país em que a malandragem parece transpirar por todos os poros.

A atestadite é um grave transtorno moral, no qual muitos pacientes simulam um mal-estar qualquer para não ir ao trabalho. Sistematicamente, visitam os consultórios com um único propósito: conseguir atestado médico.

Enxaqueca, diarreia, labirintite… as queixas costumam ser de difícil comprovação clínica. Parece coisa pouca, mas é uma vergonha que acaba escancarando algo bem maior, que é o caráter de todo um povo.

Tempos atrás, um homem procurou a emergência do pronto-socorro relatando ter sido assaltado por dois rapazes. Entre lágrimas de crocodilo, ele jurou que havia sido espancado. O esforço valeu a pena, pois acabou recebendo um atestado para três dias.

Na mesma semana, a diretoria clínica do hospital recebeu um e-mail da empresa do sujeito, questionando o atestado fornecido. Caro ouvinte, olha só o tamanho do relaxo. Na frente do número 3, o cara desenhou o número 1. E a palavra ‘três’ acabou virando um curioso ‘trêse’.

Agora calma, porque tem mais. Além da façanha de transformar um atestado de três para ‘trêse’ dias, o esperto fez essas alterações com caneta azul, sendo que o médico havia escrito o texto original com caneta preta.

Este celebrado jeitinho brasileiro, visto por tantos como uma espécie de charme, é o câncer que se alastra e condena todo o país.

Poucos conseguem ver, mas estamos doentes.

Moralmente doentes. Pense nisso. Até a próxima, se cuida.

 

 

Dr Carlos Valério Andrade| CRM-PR 35.499

Doutor 98 – De Seg a Sex ás 10hrs em 98,9fm ou ouça online