Espinhas em cada lugar do corpo querem te dizer uma coisa sobre sua saúde

22/08/2017 às 12:44. Comente esta notícia!

Africa Studio e Artfully Photographer / Shutterstock

 

É comum mulheres perceberem, mesmo após a maturidade, o aparecimento de espinhas. Mas, como elas são sintomas da adolescência, poucas dão a atenção devida ao quadro. Pois saiba que mapear precisamente onde elas aparecem e a concentração delas pode revelar informações importantes sobre sua saúde.

Aparecimento de espinhas pode ser sintomas de problemas de saúde

Espinhas no queixo

Causa provável 1: o estresse estimula hormônios andrógenos que mexem com as glândulas sebáceas causando acne hormonal no queixo.

Solução: para aliviar o estresse, inspire lentamente pelo nariz e expire pela boca. Se concentrar na respiração reduz a ansiedade e a frequência cardíaca. Busque ajuda para que a rotina se torne menos estressante.

Causa provável 2: a alimentação, especialmente se você também espinhas vermelhas que coçam. Açúcar, carboidratos, derivados do leite e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode levar ao aumento das espinhas na região.

Solução: como é difícil determinar qual é o alimento que está causando a inflamação, dermatologistas recomendam a suspensão de um ingrediente por vez seguida de observação. O processo deve ser repetido até que alguma mudança seja notada.

Espinhas nas costas

Causa provável: espinhas nos ombros e nas costas podem indicar problemas gastrointestinais e digestivos. Você deve estar levando mais tempo para digerir aquilo que precisa em decorrência da falta de fontes variadas de fibras e nutrientes.

Solução: beba mais água e coma menos alimentos processados. Prefira refeições naturais que incluam vegetais, frutas e fontes de proteína boa. Reduza o consumo de álcool e café para permitir que seu organismo digira melhor as vitaminas e minerais. Se o problema persistir, consulte um médico.

Espinhas no colo e no peito

Causa provável: esta pode ser uma indicação de desequilíbrio hormonal – particularmente pela produção excessiva de hormônios masculinos. Esse desequilíbrio não acontece só nos homens, mas também nas mulheres.

Solução: para elas, a reposição hormonal poder ser uma opção de tratamento. No entanto, essa alternativa só pode ser feita a partir da indicação, prescrição e acompanhamento de um médico.

 

Espinhas no cotovelo

 

Causa provável: muito mais rara, a acne na região dos cotovelos pode ser sinal de uma reação alérgica ou sintoma de infecção por fungos.

Solução: para descobrir o agente alergênico causador da acne, uma alternativa é a eliminação gradual de alimentos como trigo, leite e ovos da dieta. Senão, existem alguns exames que tentam descobrir mais especificamente qual é a intolerância do organismo. Contudo, se as espinhas estiverem coçando, procure um dermatologista.

 

Espinhas na barriga

 

Causa provável: a acne na barriga pode indicar uma dieta com excesso de açúcar, o que sugere que seu índice de glicose esteja alto. A longo prazo, esse quadro pode se transformar em diabetes.

Solução: para não correr risco, se o problema for persistente, reduza o consumo de açúcar por algumas semanas para tentar diagnosticar o caso e procure ajuda médica.

 

Espinhas nas pernas e coxas

 

Causa provável: em alguns casos, a presença de espinhas nas pernas pode ser sinal de deficiência de vitaminas ou de alguma reação alérgica a algum produto, cosmético e até alimento ingerido recentemente.

Solução: se o sintoma for recorrente, tente eliminar alguns alimentos como trigo, açúcar e leite da dieta. Se os caroços forem grandes ou resistirem, procure ajuda de um dermatologista.

 

Fonte: Vix