Ao Vivo

Escola incentiva alunos à leitura com uso de telefone feito com canos

05/09/2018 às 10:10.

Professores de uma escola municipal de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, utilizam em sala de aula um objeto montado de forma caseira que incentiva os alunos à leitura e melhora o desempenho das crianças na escrita: o “sussurrofone”.

O objeto, que parece um telefone, é feito com canos de PVC e foi criado pela professora Adélia Muniz, do Piauí. A diretora da escola paranaense conta que conheceu a proposta e decidiu testar também. “Não saiu nem R$ 3 cada sussurrofone. Um investimento pequeno e muito interessante”, afirma a diretora da escola de Ponta Grossa, Regina de Fátima Neumann.

‘Sussurrofone’

O aparelho funciona da seguinte forma: o som da voz do aluno, que passa pelo cano, chega com força até o ouvido. Ao falar e ouvir as palavras com precisão, a criança se concentra no que está dizendo e as chances de errar a escrita diminuem.

'Sussurrofone' auxilia os estudantes a ouvirem melhor a pronúncia das palavras e, assim, melhorar o desempenho na escrita, segundo professores (Foto: Reprodução/RPC)

‘Sussurrofone’ auxilia os estudantes a ouvirem melhor a pronúncia das palavras e, assim, melhorar o desempenho na escrita, segundo professores (Foto: Reprodução/RPC)

 

Game da leitura

Para alunos do terceiro ano de outra escola de Ponta Grossa, a leitura é ainda estimulada em uma espécie de jogo. Os estudantes começam com palavras mais simples e precisam “passar de fase” para chegar aos textos mais complexos.

“Eles estão indo muito bem. A maioria está lendo com fluência, e eles despertaram para a leitura muito cedo”, ressalta a professora Célia Lima.