Entenda a importância do sono para o emagrecimento

05/06/2018 às 09:36. Comente esta notícia!

Já não restam dúvidas que manter uma boa qualidade de sono é um dos pilares da longevidade. Conforme vários estudos apontam, pessoas que não dormem bem engordam e apresentam maior dificuldade para emagrecer.

Foto: Pixabay

Uma pesquisa publicada na Annals of Internal Medicine de 2004 demostrou: apenas duas noites maldormidas já são capazes de alterar todo o metabolismo do organismo, aumentado um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminuindo os índices da substância que inibe o apetite (leptina). O resultado prático: a pessoa acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem.

A tese é reforçada por pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition de 2011. O estudo prova que uma noite de sono de má qualidade aumenta o consumo de alimento em torno de 300 calorias por dia.

Além disso, existem dois fatores hormonais importantíssimos que contribuem para o aumento da gordura. Na hora que estamos dormindo, ocorre o pico de secreção do GH – hormônio que, entre outros benefícios à saúde, tem características de queimar gordura e produzir músculos. Sendo assim, dormir poucas horas provoca a menor secreção de GH.