Engorda ou não Engorda: Como fazer o famoso kefir

23/04/2018 às 14:34.

No quadro Engorda ou Não Engorda desta segunda-feira 23/04 no programa das Coleguinhas a nutricionista da 98FM Dra. Elke Yoshida falou sobre os benefícios do famoso Kefir, probiótico que está na moda. Além de ajudar na dieta, o alimento ainda aumenta o sistema imunológico, melhora a flora intestinal.

Conforme prometido segue abaixo a receita do kefir feito com leite e a opção com água:

Foto: Ilustrativa/Depositphotos

Kefir de leite

O kefir de leite precisa da bebida láctea de origem bovina ou de cabra. Também pode ser usado iogurte, leite de soja ou leite de coco. Para preparar o alimento, misture em um pote de vidro 1 colher de sopa de grãos kefir (encontra-se em qualquer loja de produtos naturais) com 2 xícaras de leite. Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira.

Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e, em seguida, coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte. Os grânulos que forem separados são as bactérias do kefir, que devem ser colocadas novamente no leite. Já o líquido coado pode ser bebido diretamente ou usado para o preparo de iogurtes, shakes e queijos.

Kefir de água

Para fazer o kefir de água, siga os mesmos passos da versão com leite, mas substitua a bebida láctea por água de coco ou água com açúcar mascavo ou demerara. Ele é o tipo ideal para alérgicos e intolerantes à lactose. Importante: não use recipientes ou colheres de metal para armazenar ou preparar o alimento.

Depois de ponto, o kefir deve ser mantido na geladeira e ter seu substrato (água ou leite) armazenado, para que os microrganismos não morram. Descarte a parte consumível se ela passar mais de 36 horas sem contato com o substrato.