Em uma única semana, 5 animais marinhos aparecem nas praias do Paraná

06/08/2018 às 09:11. Comente esta notícia!

O Litoral do Paraná tem sido ponto de parada para alguns visitante um tanto quanto incomuns. Ao longo das últimas semanas, diversos animais marinhos apareceram nas praias do estado, chamando a atenção de moradores e especialistas. Foram baleias, focas e até lobo-marinhos que escolheram as águas paranaenses para passear em pleno inverno.

Foto: Pixabay

A bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos (LEC) do Centro de Estudos do Mar da UFPR, Camila Domit, explica que as aparições de alguns desses animais não chega a ser algo incomum — embora outras espécies sejam realmente mais raras na nossa costa. Segundo ela, a grande quantidade de avistamentos nos últimos dias tem uma relação clara com o período de reprodução e alimentação.

“Essas aparições têm uma relação clara com o período de inverno, onde temos diversas espécies migratórias que utilizam esse período para se alimentar ou reproduzir. Embora esteja frio, as espécies procuram o litoral daqui por ser mais quente do que na região de origem”, explica a especialista.

O que fazer

Caso você se depare com algum animal silvestre nas praias do estado, é preciso tomar alguns cuidados.

– Não se aproximar de qualquer baleia com o motor engrenado a menos de 100 metros de distância. A partir desta distância, o motor deve ser obrigatoriamente mantido em neutro

– Somente reengrenar quando elas estiverem a uma distância de, no mínimo, 50m da embarcação;

– Não perseguir os animais por mais de 30 minutos, ainda que respeitadas as distâncias estipuladas;

– Não se aproximar de um indivíduo ou grupo de baleias que já esteja submetido, no mesmo momento, à aproximação de duas outras embarcações;

– É proibido nadar ou mergulhar perto;

– É proibida a aproximação de quaisquer aeronaves em altitude inferior a 100m sobre o nível do mar;