Ao Vivo

Em rede social, TRE-PR satiriza quem defende voto impresso

18/05/2021 às 06:45.

Uma publicação em rede social do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) satiriza quem defende o voto impresso. O vídeo curto publicado no domingo (16) recebeu mais de 33,5 mil curtidas no TikTok em um dia.

“Quando a pessoa fala de voto impresso em pleno século XXI”, diz o texto do vídeo, que tem uma jovem em um cenário com castelo medieval. Na legenda, o TRE-PR afirma que “a urna eletrônica é 100% segura”. 

Na quinta (13), a Câmara dos Deputados instalou uma comissão para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga a impressão de votos em eleições. O presidente Jair Bolsonaro e apoiadores defendem o voto impresso – declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A publicação do TRE-PR foi feita após o lançamento, que ocorreu na sexta (14), de uma campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a segurança, transparência e auditabilidade do processo eleitoral brasileiro.

De acordo com o TSE, o objetivo é esclarecer sobre as camadas de segurança da urna eletrônica, que completou 25 anos.

Os vídeos do TikTok do TRE-PR são produzidos pelos estagiários de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social do órgão.

Via: G1 Paraná