Ao Vivo

Em ação comemorativa, Curitiba atinge 50 mil árvores plantadas

11/03/2020 às 09:46.

Um plantio de 327 mudas nativas, feito por mulheres no Parque Barigui, na manhã desta terça-feira (10/3), marcou mais uma celebração do aniversário da cidade e do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (8/3), em Curitiba.

 

Plantio de 327 mudas nativas, feito por mulheres no Parque Barigui. Curitiba, 10/03/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

A ação teve a participação do prefeito Rafael Greca.

“Aqui as mulheres mandam e na minha casa também”, disse o prefeito, lembrando do índice de mulheres servidoras de carreira ocupando cargos de chefia e assessoramento no município.

Greca acompanhou o plantio de uma quaresmeira, feito pelas secretárias do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; da Educação, Maria Silvia Bacila; da Comunicação Social, Mônica Santanna e a administradora regional de Santa Felicidade, Simone das Graças das Chagas Lima.

O prefeito lembrou que a ideia desse novo bosque das mulheres, que vai reforçar a mata ciliar das várzeas, canal e Rio Barigui, é também da primeira-dama, Margarita Sansone.

“Foi por sugestão de Margarita que plantamos o primeiro bosque das mulheres pelos 300 anos da cidade, com 300 acácias ao lado do Jardim Botânico”, explicou. As acácias, lembrou o prefeito, representam a força da mulher.

50 mil

Com as mudas de dedaleiros, ipês, paus-brasil, entre outras, no Parque Barigui, a cidade atinge a marca de 50 mil árvores plantadas desde que foi lançado o desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, pelo prefeito, em setembro do ano passado.

É a metade da meta a ser alcançada até a primavera de 2020. Os plantios comunitários vêm sendo feitos por escolas, hospitais associações, forças armadas e outros grupos.

Homenageadas

Para o evento de comemoração, ao som da Banda Lyra, foram convidadas, ainda, servidoras públicas municipais, representantes de associações e entidades que trabalham pela melhoria da cidade.

Entre as presentes, estiveram a assessora de Direitos Humanos da Prefeitura, Elenice Malzoni; a superintendente de trânsito, Rosângela Battistella; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; as administradoras regionais do Boa Vista, Janaína Lopes Gher; e do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos.

Pelo Rotary Club – Cidade Industrial, compareceu Maria Isabel de Paula; pelo Rotary Club – Barigui, Gina Guerra de Andrade; pelo Rotary Club – Água Verde, Luiza Helena Tigrinho; e pelo Rotary Club – Cruzeiro do Sul, Rosnele Armstrong.

Plantaram árvores, ainda, as representantes do Instituto Alfa-Ômega, Márcia Leal; e do Movimento das Mulheres que se Importam, Eliana Salcedo.

100 Mil Árvores

O desafio completa seis meses no final de março e, neste início de mês, atingiu metade da meta de plantios. Toda a população pode ajudar a aumentar a infraestrutura verde de Curitiba e reforçar as medidas de resiliência contra as mudanças climáticas.

Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 mil Árvores. Os munícipes interessados podem retirar mudas produzidas pelo município no Horto Municipal da Barreirinha ou adquirir as suas próprias.

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequadas para o local.

Presenças

Acompanharam o plantio o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; de Obras, Rodrigo Rodrigues; os administradores regionais da Matriz, José Dirceu de Matos; do Portão, Gerson Gunha; da CIC, Raphael Keiji; e do Pinheirinho, Reinaldo Boaron.

Via: Prefeitura de Curitiba