Ao Vivo

Educação transforma jovens para o futuro

23/07/2020 às 17:41.

 

UNICURITIBA alia sua tradição de sete décadas a modelos inovadores de ensino para formar profissionais de excelência preparados para as exigências do novo mercado

 

A era atual será totalmente diferente de tudo o que a humanidade já experimentou até hoje. Como escreveu o professor alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, em seu livro “A Quarta Revolução Industrial”, “estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.”

Assim como empresas, negócios e pessoas vêm se adaptando ao novo, universidades preocupadas com a qualidade do ensino e a educação do futuro também precisam reconfigurar seus modelos educacionais. O Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA é exemplo que de tradição e inovação podem caminhar em perfeita sinergia quando o objetivo é o mesmo: a excelência na formação de jovens profissionais.

De acordo com um estudo da Dell Technologies conduzido pelo Institute for The Future, aproximadamente 85% das profissões de 2030 ainda nem foram inventadas. O relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, confirma essa tendência: 65% das crianças que entram na escola hoje devem trabalhar em profissões que sequer existem e, portanto, competências exigidas atualmente no mercado de trabalho sofrerão mudanças.

Na avaliação do presidente da Ânima Educação, Marcelo Battistella Bueno, os dados deixam clara a necessidade de uma ação imediata das instituições de ensino superior preocupadas com o futuro de seus estudantes e, por consequência, da sociedade. “Os conhecimentos e habilidades que vamos passar aos nossos estudantes agora vão fazer toda a diferença para o início de uma carreira daqui a poucos anos. O futuro é agora. O mercado de trabalho não será mais o mesmo, então, o modelo de ensino precisa acompanhar essa evolução”, diz.

Visão para 2025

Uma inevitável e necessária reconfiguração dos modelos de ensino é condição sine qua non para as universidades que levam a qualidade a sério. Como parte do Ecossistema Ânima de Educação, o UNICURITIBA tem uma visão clara de onde quer chegar em 2025.

De acordo com Marcelo Battistella Bueno, o UNICURITIBA, alinhado à filosofia e ao propósito da Ânima Educação – que tem como objetivo transformar o Brasil pela educação – pretende que seu modelo de aprendizagem seja cada vez mais personalizado, com entrega de valor para os alunos ao longo de toda a vida. “Queremos preparar nossos estudantes por meio de experiências transformadoras, tendo os educadores e educadoras como diferencial nesta jornada”, explica.

UNICURITIBA, tradição e olhar para o futuro

Com conceito máximo do MEC (nota 5), o UNICURITIBA completou neste ano sete décadas de trajetória, tendo alcançado importantes e representativos padrões ao longo de sua história, como a criação do primeiro curso particular de Direito do Paraná.

Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Battistella Bueno conta que sempre admirou o UNICURITIBA, seus professores, estudantes e os resultados obtidos pela instituição. “Agora, mais do que nunca, é hora de nos prepararmos para o futuro que vem por aí”, diz.

O UNICURITIBA destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Oferece mais de 70 opções de graduação e pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado em Direito, e conta com dois campi à disposição dos universitários e da comunidade. 

Desde 2019, faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do país. Seu investimento e aposta no presente têm garantido que 83% de suas Instituições de Ensino Superior alcancem o Índice Geral de Cursos (IGC) máximo, segundo o Ministério da Educação.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do país, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360° como a melhor companhia do setor de educação no quesito Governança Corporativa e a segunda melhor na dimensão de Visão de Futuro, do Brasil.

Fonte: Gazeta do Povo