Ao Vivo

Educação prepara unidades para a volta às aulas, no dia 18 de fevereiro

29/01/2021 às 08:21.

Refoma na Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho. Curitiba, 27/01/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS 1/17

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nas dez regionais recebem obras antes do retorno às aulas, no dia 18 de fevereiro. Ao todo, 60 unidades da rede municipal de ensino recebem algum tipo de melhoria, como intervenções em banheiros, pintura, rede elétrica, telhados, refeitórios e portas.

Este ano, a volta às aulas terá as opções híbrida e remota, com parte dos estudantes na escola e parte assistindo às videoaulas pela TV Escola Curitiba. A escolha do modelo caberá as famílias.

A coordenadora de Obras da Educação, a arquiteta Flávia Gomes, explica que, principalmente nas escolas, são feitas diversas melhorias nas instalações sanitárias. “As reformas são definidas conforme a prioridade”, afirma.

O CAIC Bairro Novo, no Sítio Cercado, com mais de 1,2 mil estudantes matriculados, é uma das unidades beneficiadas e está recebendo nova pintura interna.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Viezzer Hermann,  no bairro Vista Alegre, recebe uma reforma do piso ao teto nestas semanas que antecedem o retorno das crianças.

Os pisos internos e externos estão sendo trocados, a unidade ganha pintura interna e externa, além de novos banheiros para funcionários, lâmpadas de led nas salas, entre outras melhorias. São cerca de R$ 70 mil investidos nesse CMEI.

A Escola Municipal Eny Caldeira, no Bacacheri, passa por pintura, troca de pisos, instalação de luminárias e revisão da rede elétrica. Também recebe reparos nos pisos, paredes e janelas de uma sala de aula que foi danificada devido a um incêndio, em dezembro do ano passado.

A ação dos Bombeiros foi rápida e evitou que o fogo se alastrasse para as demais salas. Não houve vítimas, a escola estava vazia. A causa provável teria sido um curto-circuito.

A unidade, inaugurada em 1973, tem cerca de 850 estudantes matriculados, da educação infantil e Ensino Fundamental.

O Programa Escola Bem-Cuidada, da Prefeitura de Curitiba, investiu cerca de R$ 48 milhões em infraestrutura das unidades desde 2017. O valor inclui manutenção predial, novas obras e melhorias, além de equipamentos.

Via: Prefeitura De Curitiba