Ao Vivo

Eclipse e Superlua enfeitam o céu de Curitiba e região

26/05/2021 às 06:21.

Os apaixonados por astronomia terão dois grandes presentes nesta semana. Isso porque dois fenômenos vão iluminar o céu nesta quarta-feira, 26. Um eclipse lunar total e uma superlua, a maior deste ano, vão ocorrer simultaneamente e poderão ser observados no céu de Curitiba e cidades da região.

O eclipse começa às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44. A duração será de de aproximadamente 15 minutos. Os melhores pontos para observá-lo serão o leste da Austrália, a Nova Zelândia e as Ilhas Pacíficas. No Brasil, entretanto, os observadores conseguirão ter acesso à fase parcial do eclipse.

Um eclipse lunar ocorre quando o sol e a lua estão em lados opostos da Terra. A partir desse alinhamento, o planeta impede que parte da luz solar chegue até o satélite natural terrestre, formando o eclipse que conseguimos observar a olho nu. 

Ao mesmo tempo, a maior superlua de 2021 poderá ser vista em todo o mundo de forma mais simples, basta que o céu esteja limpo, sem muitas nuvens. 

Uma superlua ocorre quando uma lua cheia atinge o perigeu, o ponto mais próximo da órbita dela em relação à Terra. Assim, a lua cheia parece ainda maior e mais brilhante no céu. 

A superlua desta semana é a segunda do ano, mas o satélite estará ainda mais próximo do planeta. Com a coincidência de um eclipse lunar na mesma data, o céu estará ainda mais atrativo para os observadores.

Via: Redação 98FM com informações Tribuna do Paraná/Portal G1