Ao Vivo

É verdade que o pé cresce na gravidez? Sim! E ele continuará maior para sempre

09/08/2019 às 09:14.
barriga gravida gravidez gestante gestacao pe massagem 06
Manuel-F-O / Istock

A reclamação é bastante comum entre as grávidas, mas muitas pessoas encaram como um mito um suposto crescimento dos pés das mulheres durante a gestação. O fato, no entanto, é verdadeiro e, segundo pesquisa da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, a gravidez pode sim mudar o tamanho dos pés de forma permanente.

O estudo contou com 49 gestantes que tiveram seus pés medidos no primeiro trimestre da gravidez e, depois, os números foram comparados cinco meses depois de darem à luz. Em 70% dos casos, foi notado que os pés ficaram mais compridos e mais largos.

Thinkstock

Ainda segundo o levantamento, isso acontece por que é comum ficar com o “pé chato” durante a gestação por causa da frouxidão das articulações gerada por alterações hormonais e do natural aumento do peso. Ao contrário do que os médicos acreditavam anteriormente, o pé da grávida não volta completamente ao normal depois do período.

A altura e a rigidez do arco da sola do pé diminuíram entre as duas medições e ocorreu um aumento de 2 a 10 milímetros no comprimento, o que poderia ser equivalente a um número a mais no tamanho dos sapatos. A pesquisa ainda sugere que a primeira gravidez de uma mulher é a responsável pelas mudanças e que as gestações seguintes não causariam mais alterações relevantes na estrutura do pé.

Via: Vix