Ao Vivo

É #FAKE que vídeo mostra caixões para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

14 de maio de 2024

Foto: Reprodução

Por g1

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caixões sendo carregados em um caminhão. Segundo a legenda, os caixões teriam sido fabricados e doados para as vítimas da enchente que atinge o Rio Grande do Sul. É #FAKE.

Em uma das versões da mensagem falsa, um áudio diz: “Veja só quantos caixões estão sendo fabricados para mandar para as vítimas do Rio Grande do Sul. As pessoas perderam suas vidas na enchente”.

Embora o vídeo seja verdadeiro, é possível encontrar publicações dele nas redes sociais desde fevereiro de 2023, portanto, mais de um ano antes da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.

Além de antigo, elementos da gravação também mostram que as imagens não foram feitas no Brasil. O vídeo editado corta trechos que a gravação original exibe, como a fachada de duas lojas que aparecem ao fundo da rua onde os caixões são carregados.

Uma dessas lojas é a Hedef Orman Ürünler, um estabelecimento turco de materiais de construção que fica localizado na cidade de Ancara, na Turquia. É possível comparar a fachada que aparece no vídeo com a imagem do mesmo estabelecimento disponibilizada pelo Google Maps.

Leia mais