Vigilantes de Peso | Doutor 98

09/03/2017 às 10:02.

O que você espera de um segurança de shopping center?

Minha humilde expectativa é a de que ele seja atento, prestativo e cordial. E claro, que seja ágil e enérgico nos momentos de confusão. Carlão preenchia a todos os quesitos e requisitos. Ou quase todos, eu acho. Dias atrás, um gatuno inventou de roubar uma das lojas do shopping. Agarrou um aparelho celular novinho e saiu em disparada pelo longo corredor. Sempre alerta, Carlão logo partiu em sua captura. Queria muito dizer que foi uma perseguição digna de filme policial. Só que não… Pesando quase 130 quilos, Carlão correu uns dez metros até despencar afoito no saguão principal. Seu coração cansado simplesmente infartou.

Pois é, a obesidade já virou caso de polícia.

Ano passado, o IBGE revelou que quase 60% dos brasileiros adultos estão acima do peso. Numa previsão modesta, acredita-se que em 15 anos seremos campeões mundiais absolutos de sobrepeso. A maioria dos gordinhos se considera doente, mas apenas 3% deles apresentam algum distúrbio metabólico real. Poucos admitem, incluindo o médico pançudo que vos fala, mas no fundo todos sabemos que muito da nossa obesidade vem do exercício diário de um sedentarismo exagerado. Some tudo isso a um estilo alimentar suicida e pronto: eis um novo obeso querendo fazer cirurgia bariátrica. Será que precisa ser assim?

Se existir um Carlão dentro de você, reflita sobre o assunto. Não espere ganhar 10, 20, 30 quilos para começar a rever seus hábitos de vida. Acredite, você é o grande vigilante de sua saúde e, claro, do seu próprio peso.

Ouça:

Dr Carlos Valério Andrade| CRM-PR 35.499

Doutor 98 – De Seg a Sex ás 10hrs em 98,9fm ou ouça online