Dormir com ventilador ligado pode causar alergia e até torcicolo

14/08/2019 às 09:55.

Pegar no sono e dormir tranquilamente em uma noite quente de verão pode ser, de fato, uma tarefa árdua. Mas em vez de recorrer ao tradicional ventilador para se refrescar, considere que o hábito pode não ser tão positivo e até mesmo provocar problemas de saúde.

Por que dormir com ventilador ligado faz mal

ventilador cama quarto 0719 1400x800
ben bryant/shutterstock

De acordo com o site Sleep Advisor, especializado em informações sobre sono de qualidade, manter no quarto um ventilador não somente promove circulação de ar, mas também de pólen e poeira, algo que prejudica a saúde de quem sofre de alergias e asma.

quarto cama ventilador 0719 1400x800
Rachata Teyparsit/shutterstock

Dormir com um ventilador ligado no quarto ainda pode provocar ressecamento da pele e das cavidades nasais que, muito secas, podem exigir maior produção de muco, piorando quadros de sinusite, por exemplo.

ventilador pernas cama 0719 1400x800
limpido/shutterstock

E saiba que até mesmo desconfortos musculares podem surgir durante à noite se você dormir ao lado de um ventilador. Pessoas que dormem sob uma brisa direta podem acordar com músculos rígidos ou doloridos.

Isso ocorre porque o ar frio concentrado pode deixar os músculos tensos e resultar em câimbras.

nuca pescoco costas 0417 1400x800
Misha Beliy/shutterstock
O problema é especialmente maior se um indivíduo dorme com o ventilador perto do rosto e pescoço. Se você acordou com um torcicolo pela manhã, pode ser por causa da brisa constante, explicam.
Via: Vix